Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21527
Título: Evasão do curso técnico de administração noturno, numa escola de Telêmaco Borba (PR)
Autor(es): Mariano, Cibele Marques
Orientador(es): Guerra, Jorge Carlos Corrêa
Palavras-chave: Evasão escolar
Ensino técnico
Ensino profissional
Dropouts
Technical education
Professional education
Data do documento: 17-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MARIANO, Cibele Marques. Evasão do curso técnico de administração noturno, numa escola de Telêmaco Borba (PR). 2012. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: O problema da evasão escolar não está somente nas séries iniciais do ensino fundamental ou médio. Está tão abrangente que atingem também os cursos técnicos profissionalizantes. Esta situação tem criado debates e discussões sobre o papel do Governo, da escola, dos professores, dos alunos e da sociedade na educação escolar brasileira. Deste modo o presente estudo tem como objetivo identificar a evasão escolar no curso técnico noturno de Administração, no Colégio Jardim Alegre em Telêmaco Borba (PR), nos períodos de 2012 a 2013, sob a perspectiva dos alunos (as). Assim, analisa os motivos que levam o aluno a abandonar o curso, perfil dos alunos e tipo de projeção que ele alcança profissionalmente pósconclusão. O Curso Técnico em Administração tem por objetivo promover formação profissional de nível técnico para os alunos e jovens da comunidade ofertada pelo Governo Estadual. Quanto à metodologia tem abordagem qualitativa/quantitativa e caráter exploratório/documental com vistas a ampliar o conhecimento a respeito da evasão escolar. Para a coleta de dados utilizou-se questionário de múltipla escolha, aplicado a 30 (trinta) alunos que evadiram o curso. Os resultados obtidos foram satisfatórios e permitiram a compreensão do cotidiano da vida destes alunos, propondo assim, ações que permitam à equipe docente enfrentar as situações que levam o aluno à desistência.
Abstract: The problem of evasion is not only in the early grades of elementary or middle school . Is so comprehensive that also affect technical vocational courses. This situation has created debates and discussions about the role of government, school, teachers, students and society in Brazilian education. Therefore, the present study aims to identify truancy at night technical course of Directors, the College Garden Alegre Telemachus Borba ( PR ) for the periods 2012 to 2013, from the perspective of students. Thus, analyzes the reasons why the student to drop the course, students' profile and type of projection it reaches professionally post- completion. The Technical Course in Management aims to promote vocational technical level for the students and community youth offered by the State Government. Regarding the methodology is qualitative/quantitative and exploratory/documentary character approach to broaden the knowledge about evasion. To collect data, we used multiple-choice questionnaire administered to thirty (30 ) students that dropped the course. The results were satisfactory and allowed us to understand the everyday lives of these students, proposing thus actions that allow the teaching staff to face the situations that lead the student to withdraw .
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21527
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_III_2012_10.pdf392,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.