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Título: Estudo projeto radar: resgate de crianças e adolescentes nas ruas de Itapetininga (SP)
Autor(es): Schekiera, Olga Brígida
Orientador(es): Guerra, Jorge Carlos Corrêa
Palavras-chave: Assistência a menores
Assistência social
Child welfare
Charities
Data do documento: 7-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SCHEKIERA, Olga Brígida. Estudo projeto radar: resgate de crianças e adolescentes nas ruas de Itapetininga (SP). 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como foco, a interferência dos educadores de rua na vida de crianças e adolescentes que estão à margem da sociedade. O projeto RADAR tem como prioridade, incluir estes jovens em programas sociais e reintegrá-los ao seio familiar, além de efetuar visitas domiciliares para orientação das famílias dos jovens do programa. O projeto também providencia, para que tanto os jovens como suas famílias recebam ajuda alimentar. O trabalho mostra os problemas encontrados pelos educadores de rua, tais como: a reincidência dos menores em permanecer nas ruas e suas dificuldades com as famílias, que muitas vezes não tem o mínimo de estrutura afetiva, social e econômica para acolhê-los, O projeto Radar atende hoje 85 crianças/adolescentes de rua, sendo que 43% estão frequentando projetos sociais, 13% encontra-se em vigilância Social e 6% ainda encontram-se nas ruas de forma permanente. O foco é o município de Itapetininga (SP), no qual são analisados os sucessos e os problemas do Projeto Radar e sugerido melhorias.
Abstract: This work focuses on the interference of street educators in the lives of children and teenagers who are on the margins of society. The RADAR project’s priority, these include young people in social programs and reinstate them to their families, and make home visits to families of youth guidance program. The project also provides for both young people and their families receive food aid. The paper shows the problems faced by street educators, such as the recurrence of minors to remain in the streets and their difficulties with families, who often do not have the minimum structure affective, social and economical way to accommodate them, the project radar now serves 85 children / teens street, and 43 % are attending social projects, 13 % are under surveillance social and 6 % are still on the streets permanently.. The focus is the city of Itapetininga ( SP ), which examined the successes and problems of the Radar Project and suggested improvements.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21582
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