Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21592
Título: Proteção e Atendimento Integral à Familia (PAIF): trabalho social com as familias do município de Telêmaco Borba (PR)
Autor(es): Carvalho, Fernanda Thais de
Orientador(es): Guerra, Jorge Carlos Corrêa
Palavras-chave: Assistência social
Política social
Desenvolvimento social
Charities
Social policy
Progress
Data do documento: 17-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CARVALHO, Fernanda Thais de. Proteção e Atendimento Integral à Familia (PAIF): trabalho social com as familias do município de Telêmaco Borba (PR). 2012. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: O presente estudo se propõe estudar o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Trabalho Social realizado com as famílias do município de Telêmaco Borba (PR). Através de pesquisa bibliográfica, verificou-se que, com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o PAIF se caracteriza como eixo central e inovador, visto que coloca a centralidade do Estado no atendimento e acompanhamento das famílias, de modo proativo, protetivo, preventivo e territorializado, assegurando o acesso aos direitos e melhorias na qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade social. Foi realizada pesquisa de campo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Monte Alegre, com as profissionais que compõe a equipe técnica e trabalham com as famílias incluídas no PAIF e com as referidas famílias inseridas neste serviço. As informações da pesquisa empírica demonstraram que o PAIF desenvolvido no CRAS Monte Alegre tem atingido resultados favoráveis com o trabalho social com as famílias.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21592
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_III_2013_21.pdf610,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.