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Título: Utilização do lean office (escritório enxuto) em ambiente público-administrativo
Autor(es): Oliveiira, Evylasio Grazzia de
Orientador(es): Buiar, Denise Rauta
Palavras-chave: Six sigma (Padrão de controle de qualidade)
Administração pública
Tecnologia da informação
Clientes - Contatos
Six sigma (Quality control standard)
Public administration
Information technology
Customer relations
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIIRA, Evylasio Grazzia de. Utilização do lean office (escritório enxuto) em ambiente público-administrativo. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Esta monografia tem como foco a aplicação da metodologia enxuta, em um ambiente de trabalho público-administrativo, usando as técnicas do sistema de gerenciamento lean office. O processo de gerenciamento de qualidade é uma das áreas mais específicas para se produzir ou oferecer um produto/serviço que atendas as exigências dos consumidores, ou seja, que traga real satisfação ao cliente. A empresa se aproxima do cliente por diversos contextos, tais como call center, uma melhor logística e informações sobre a qualidade do produto/serviço. A tecnologia padrão Lean (Six Sigma) visa avaliar o custo da qualidade e redução de erros no processo de melhoria buscando apresentar o produto/serviço de uma forma mais transparente ao cliente/consumidor. Esta monografia tem como a problemática a aplicação da metodologia enxuta, em um ambiente de trabalho público-administrativo, usando as técnicas do sistema de gerenciamento Lean office. O trabalho foi realizado em três etapas, sendo iniciado com a metodologia do Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV), usada para descrever os estágios do processo em estudo e identificar oportunidades potenciais de melhoria. A seguir, utilizando-se os fundamentos da metodologia Kaizen, foi desenvolvido um plano de ação que norteou a implantação de novas rotinas operacionais. Na terceira etapa, finalmente, o MFV foi revisado para refletir as melhorias consideradas e delinear o estado futuro do processo. Usadas de maneira integrada, essas metodologias orientaram o desenvolvimento de novos procedimentos operacionais, que possibilitaram reduzir em 22% (equivalente a aproximadamente três dias de trabalho) o tempo de processamento dos pedidos. Entretanto, na atualidade a tecnologia mudou a forma como serviços são concebidos, desenvolvidos e entregues. A tecnologia não apenas eliminou processos de retaguarda, como se tornou proeminente nas interfaces cliente-fornecedor, em serviços de auto-atendimento e informações sobre produtos e serviços. Sendo que ao setor de TI muitas empresas estão aplicando os conceitos Lean principalmente no ambiente virtual que já é possível comprar, vender, solicitar troca de um produto/serviço mediante a informação da grande rede mundial. Enfim, durante o trabalho será apresentado o conceito de aplicação de ferramentas Lean Office na gestão pública tais como 5S, Kaizen, Six Sigma , Mapeamento Fluxo Valor, Escritório enxuto e eliminação de desperdício (MUDA).
Abstract: This paper focuses on the application of lean methodology, in a public-administrative work environment, using the techniques of lean office management system. The quality management process is one of the specific areas to produce or provide a product / service minister to the needs of consumers, that is, to bring real customer satisfaction. The company approaches the customer by different contexts, such as call center, better logistics and information about the quality of the product / service. Standard technology Lean (Six Sigma) aims to assess the cost of quality and reduce errors in the improvement process seeking to present the product / service of a more transparent to the customer / consumer. This monograph is to the problematic application of lean methodology, in a public-administrative work environment, using the techniques of management system Lean office. The work was carried out in three stages, starting with the methodology of Value Stream Mapping (VSM), used to describe the stages of the process under study and identify potential opportunities for improvement. Next, using the foundations of the Kaizen methodology, we developed an action plan that guided the implementation of new operational routines. In the third stage, finally, the MFV was revised to reflect the improvements considered and shape the future state of the process. Used in an integrated manner, these methodologies guided the development of new operational procedures that made it possible to reduce by 22% (equivalent to approximately three working days) the processing time of applications. However, today the technology has changed the way services are designed, developed and delivered. The technology not only eliminated back-end processes, as has become prominent in the customer-supplier interfaces, in self-service and information about products and services. Since the IT industry many companies are applying the Lean concepts mainly in the virtual environment that you can now buy, sell, exchange request of a product / service by informing the world wide web. Anyway, during the work will be presented the concept of applying Lean Office tools in public administration such as 5S, Kaizen, Six Sigma, Value Stream Mapping, Lean Office and waste disposal (CHANGE).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21618
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