Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21659
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPelegri, Rômulo Vicente
dc.date.accessioned2020-11-24T18:29:05Z-
dc.date.available2020-11-24T18:29:05Z-
dc.date.issued2018-08-17
dc.identifier.citationPELEGRI, Rômulo Vicente. Burocracia, políticas públicas e a demanda da mobilidade urbana pelo DETRAN.SP. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21659-
dc.description.abstractThe present job sought to conceptualize the relationship between the State and society in the face of the demand for urban mobility through bureaucracy. Disorganized urbanization has brought a great challenge to public managers, urban mobility is a demand that enters the political agenda from the moment it generates conflict of interest. The interests involved in this spectrum privilege the use of the vehicle in an individualized way.Through this perspective, we sought to establish a relationship between the concept of bureaucracy as an instrument of power and control and the response of the State to society regarding the challenges of urban mobility.The data collection was documentary, being performed through the ordinances and regulations formulated by DETRAN.SP for procedural organization within the agency. Analyzing the scenario in which the institution is currently and the previous one to its restructuring, where the bureaucracy in the organization was reviewed, as in the case of ordinances 540/1999 and 101/2016 that regulate the accreditation of CFCs, being observed that in the most recent ordinance the requirements for this CFCs to become fit increased significantly as to its physical structure. Through this collection can be perceived to which bureaucracy present within the State has a function in front of the demand of urban mobility, has as a result a public policy in the field of the subject addressed has privileged the individual vehicle to the detriment of the collective and other forms non-motorized vehicles such as bicycles. In this sense, DETRAN.SP, as an organ of the SNT, demonstrates its contribution to this context by materializing this public policy, which is a framework that must be overcome by the public manager.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSão Paulo (Estado). Departamento Estadual de Trânsitopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectBurocraciapt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectBureaucracypt_BR
dc.subjectUrban transportationpt_BR
dc.titleBurocracia, políticas públicas e a demanda da mobilidade urbana pelo DETRAN.SPpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo buscou conceituar a relação do Estado com a sociedade diante a demanda da mobilidade urbana, considerando a variável burocracia. A urbanização desordenada trouxe um grande desafio aos gestores públicos, mobilidade urbana é uma demanda que entra na agenda política a partir do momento em que gera conflito de interesses. Os interesses envolvidos nesse espectro privilegiam o uso do veículo de modo individualizado. Através dessa ótica buscou-se estabelecer uma relação entre o conceito da burocracia no sentido de instrumento de poder e controle e a resposta do Estado para a sociedade no que se refere aos desafios da mobilidade urbana. A coleta de dados foi documental, sendo realizada através das portarias e normativas formuladas pelo DETRAN.SP para organização procedimental dentro do órgão, analisando o cenário em que a instituição encontra-se atualmente e o anterior a sua reestruturação, onde foi revista a burocracia na organização, como no caso das portarias 540/1999 e 101/2016 que regulam o credenciamento dos CFCs, sendo observado que na portaria mais recente as exigências para esse CFCs tornarem-se aptos aumentou de forma significativa quanto a sua estrutura física. Através dessa coleta pode ser percebido que burocracia presente dentro do Estado possui uma função diante à demanda da mobilidade urbana, tendo como resultado uma política pública no campo do tema abordado tem privilegiado o veículo individual em detrimento do coletivo e outras formas de locomoção não motorizadas como as bicicletas. Nesse sentido o DETRAN.SP, como órgão do SNT, demonstra sua contribuição para esse contexto ao materializar essa política pública, sendo esse um quadro que deve ser superado pelo gestor público.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Isaura Alberton de
dc.contributor.referee1Lima, Isaura Alberton de
dc.contributor.referee2Carvalho, Hilda Alberton de
dc.contributor.referee3Duenhas, Rogerio Alon
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão Pública Municipalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPMS_VI_2018_31.pdf412,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.