Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21685
Título: O ensino da física nos anos finais do ensino básico
Título(s) alternativo(s): Teaching physics in elementary education
Autor(es): Borges, Luiz Carlos dos Santos
Orientador(es): Sobjak, Ricardo
Palavras-chave: Professores - Avaliação
Estudantes do ensino fundamental
Física - Experiências
Teachers - Rating of
School children
Physics - Experiments
Data do documento: 13-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BORGES, Luiz Carlos dos Santos, O ensino da física nos anos finais do ensino básico. 2018.Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar o processo de ensino-aprendizagem na construção do conhecimento de física durante os anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa aqui apresentada, de natureza teórico-empírica, desenvolveu-se a partir de um questionário on-line enviado às escolas da Região Metropolitana do Estado de São Paulo. Buscou-se conhecer, pela perspectiva do Professor de Ciências, as causas do desinteresse dos alunos pelos conteúdos da física de acordo com os seguintes aspectos: metodologia aplicada no processo ensino-aprendizagem, os materiais disponíveis para o desenvolvimento do processo, a importância desses conteúdos e o nível de dificuldade apresentado pelos professores e pelos alunos no ensino dos conteúdos de física na disciplina de Ciências. O questionário foi enviado, via e-mail, para 416 escolas na Região Metropolitana do Estado de São Paulo, sendo que todos os professores que participaram da pesquisa o fizeram de forma voluntária. O tratamento dos dados foi realizado quantitativamente, por meio de uma análise dos dados numéricos obtidos a partir de conceitos específicos e procedimentos estatísticos. Os dados apontam para um déficit de propósitos, no ensino da física, capazes de desenvolverem aprendizado significativo e eficaz.
Abstract: The purpose of this study is to verify the teaching-learning process in the knowledge construction of Physics that occurs in the final years of Elementary School. The research presented here, of theoretical and empirical nature, was developed staring from an online questionnaire sent to the schools of São Paulo. It was sought to know, from the perspective of the science Teacher, the causes of students 'lack of interest in the contents of Physics, according to aspects such as the one according to the following aspects: teaching method, students with contents taught. The research presented here aims to recognize and analyze the teaching-learning development of physics contents that are present in the Curriculum of Science in the final years of Elementary School, according to results from the perspective of the professor of science. The questionnaire was sent by e-mail to 416 schools in the Metropolitan Region of State of São Paulo, and all teachers participated in the research voluntary. The treatment of the obtained data occurred quantitatively, through an analysis of the numerical data obtained from specific concepts and statistical procedures. The data points to a deficit of teachers who present the domain of the content of Physics that integrates the discipline of Sciences, fact that makes impossible a contextualization that involves and maintains the interest of the students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21685
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinofisicaensinobasico.pdf633,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.