Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Aline Gomes de
dc.date.accessioned2020-11-24T19:09:28Z-
dc.date.available2020-11-24T19:09:28Z-
dc.date.issued2018-06-09
dc.identifier.citationCAMPOS, Aline Gomes de. Estudo da evasão escolar em uma instituição de ensino particular Superior. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21686-
dc.description.abstractThis study aimed to evaluate ‘the dropout rate and the opinion expressed by professors and students of a Higher Education Institution (HEI), located in the southeast of São Paulo state, about strategies to avoid or decrease dropouts; the choice factors students considered when selecting this institution; the reasons for dropouts; difficulties and the interviewers profiles. Multiple-choice questionnaires were administered to students and professors for later tabulation of responses and presentation of the results. For 70% of the professors factors like teaching quality; scholarship; academic support and the assistant of professors help students retention. For 80% of the students factors as scholarship, the quality of teaching at the HEI, the quality and quantity of practical classes motivate retention in the institution and the lack of interest in studies, learning difficulties and failure in some subjects are the main reasons for giving up the course. Therefore, dropping out is considered to be a great challenge for the Brazilian higher education system, especially in private higher education institutions, but adopting some strategies like scholarship, academic support programs, the quality of teaching, pyschopedagogy support may decrease dropout rates.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuestionáriospt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Corpo docentept_BR
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.subjectQuestionnairespt_BR
dc.subjectUniversities and colleges - Facultypt_BR
dc.subjectCollege dropoutspt_BR
dc.titleEstudo da evasão escolar em uma instituição particular de ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeDropout analysis in a private higher education institutionpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho almejou como temática avaliar o índice de evasão escolar e a opinião de professores e alunos de uma IES do interior do estado de São Paulo sobre ferramentas para evitar ou diminuir a evasão, motivos de escolha pela instituição, motivos de abandono, dificuldades e perfil do entrevistado. Foram disponibilizados e aplicados questionários de múltipla escolha para alunos e professores para posterior tabulação e apresentação dos resultados. Para os professores (70%) fatores como qualidade do ensino, bolsas de estudo e programas de nivelamento e monitorias auxiliam na permanência do aluno no ensino superior. Observou-se que 80% dos alunos opinaram que fatores como bolsas de estudo, qualidade de ensino e qualidade e quantidade de aulas práticas motivam o aluno a permanecer na Instituição e que o desinteresse, dificuldade de aprendizado e número de dependências são os principais motivos para desistência do curso. Sendo assim, acredita-se que evasão escolar é um desafio no ensino superior do Brasil, principalmente nas instituições de ensino particulares, porém medidas como bolsas de estudo, nivelamento, qualidade do ensino e acompanhamento psicopedagógico podem diminuir os índices de abandono.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
dc.contributor.referee1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
dc.contributor.referee2Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
dc.contributor.referee3Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudoevasaoescolarparticular.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.