Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21688
Título: Percepções de estudantes do 6º ano do ensino fundamental sobre os morcegos (Mammalia, Chiroptera) em Leme, São Paulo
Título(s) alternativo(s): Perceptions of 6th grade students on bats (Mammalia, Chiroptera) in Leme, São Paulo
Autor(es): Ligo, Ana Beatriz
Orientador(es): Giona, Renata Mello
Palavras-chave: Educação ambiental
Superstição
Ambiente escolar
Environmental education
Superstition
School environment
Data do documento: 25-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LIGO, Ana Beatriz. Percepções de estudantes do 6º ano do ensino fundamental sobre os morcegos (Mammalia, Chiroptera) em Leme, São Paulo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Os morcegos são cercados de mitos e superstições, fazendo com que grande parte da sociedade apresente aversão com relação a esses animais. O estudo da percepção ambiental permite identificar o modo como a sociedade enxerga o meio ambiente, assim como seus interesses e crenças. No ambiente escolar, a pesquisa da percepção ambiental é uma ferramenta para nortear o professor na melhor escolha do método de ensino-aprendizagem, além de permitir que os assuntos sejam tratados de forma contextualizada com o que os alunos trazem para a sala de aula. Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos alunos do 6º ano do ensino fundamental com relação aos morcegos. Foram entrevistados 100 alunos entre 11 e 13 anos. A entrevista foi realizada por meio de questionário com quatro questões fechadas e uma aberta. Foi possível identificar que os alunos possuem um bom conhecimento sobre os morcegos, entretanto uma parcela considerável ainda possui um conhecimento equivocado sobre esse grupo, demonstrando que programas de Educação Ambiental são necessários para uma melhor conscientização ambiental.
Abstract: Bats are surrounded by myths and superstitions, causing society to dislike these animals. The study of environmental perception allows us to identify the way society sees the environment, as well as its interests and beliefs. At school, the environmental perception research is a tool to guide the teacher in order to achieve the best choice of the teaching-learning method. Furthermore, it allows the subjects to be treated in a contextualized way concerning the knowlodge that students bring to the classroom. The purpose of this work was to analyze 100 6th grade elementary school students' perception in relation to bats. It was interviewed 100 students between 11 and 13 years old. The interview was conducted through questions with four closed questions and one open. It was possible to identify that the students have a good knowledge about bats, however a considerable portion still has a misunderstanding about this group, demonstrating that Environmental Education programs are necessary for a better environmental awareness.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21688
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
percepcoesestudantesmorcegoleme.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.