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dc.creatorMurro, Flávio Aparecido
dc.date.accessioned2020-11-24T19:09:30Z-
dc.date.available2020-11-24T19:09:30Z-
dc.date.issued2015-12-05
dc.identifier.citationMURRO, Flávio Aparecido. Percepção dos educandos sobre a qualidade da água subterrânea do município de Goioerê-PR através de análises físicas e químicas. 2015. 42 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21689-
dc.description.abstractThe underground waters are considered liable to contamination by organic and industrial waste, agrochemicals and pesticides used in tillage that reach the groundwater. Therefore the intuit of this research is to investigate the truth about groundwater contamination, and educate the students of a sixth grade elementary school, as well as the 2nd year students of elementary education, with The analysis collected from the four (4) different chosen spots looked for the presence of heavy metals (aluminum, cadmium, and lead), turbidity, color, and pH. These tests were conducted by the Water and Food Laboratory of the State University Maringa - UEM. Through the results that were obtained it was possible to notice that the collected samples presented good quality - the values for the specified parameters ( AL, CD, PB) and an absence of (ND), turbidity 0.12, color 2, and PH 6.46 were in compliance with the established parameters of During the classes with the 6th grade and 2nd year of elementary education students, much information was given about the content of water quality as well as its quantity on the planet, as well as its importance in the maintenance of life However, the inexistence of actions or environmental projects for the preservation of hydric resources is noticed. Thus we believe that the answer for this situation would be a coordination of the Departments of Education and Environment, to promote educational projects to provide a bigger commitment to the preservation of the hydric resources.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectÁgua potávelpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectRecursos naturais - Conservaçãopt_BR
dc.subjectDrinking waterpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectConservation of natural resourcespt_BR
dc.titlePercepção dos educandos sobre a qualidade da água subterrânea do município de Goioerê-PR através de análises físicas e químicaspt_BR
dc.title.alternativePerception of the students about the quality of underground water of the city of Goioerê PR by physical and chemical analysispt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAs águas subterrâneas são consideradas passíveis de contaminação por dejetos orgânicos, industriais, agrotóxicos e pesticidas usados na agricultura que atingem os lençóis freáticos. Desta forma o intuito da pesquisa evidencia a importância em investigar e sensibilizar, os alunos das séries dos sextos ano do ensino fundamental, assim como o 2º ano do magistério, sobre as características da água. As análises coletadas dos quatro pontos escolhidos para presença de metais pesados (alumínio, cádmio e chumbo), turbidez, cor e pH foram realizadas pelo laboratório de Água e Alimentos da Universidade Estadual de Maringá – UEM e, através dos resultados obtidos, foi possível constatar que a amostra coletada apresentava boa qualidade, segue os valores para os parâmetros especificados (AL,CD,PB) se mostraram ausentes (ND), Turbidez 0,12, Cor 2, e PH 6,46 obedecendo aos parâmetros estabelecidos pela legislação vigente para águas potáveis; Durante as aulas com os alunos do sextos ano assim como também o segundo ano do magistério, entre muitas informações foi trabalhado os conteúdos sobre a qualidade da água bem como, sua quantidade no planeta, e sua importância na manutenção da vida ao meio ambiente. Porém na aplicação do questionário constata-se a inexistência de ações ou projetos ambientais para com a preservação dos recursos hídricos, conclui-se que a resposta para está situação possa estar na articulação das secretarias da educação/meio ambiente, em promoverem projetos educacionais para proporcionar um maior comprometimento com a preservação dos recursos hídricos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Pletsch, Adelmo Lowe
dc.contributor.referee1Pletsch, Adelmo Lowe
dc.contributor.referee2Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
dc.contributor.referee3Costa, Michele Budke
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
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