Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGotfrid, André
dc.date.accessioned2020-11-24T19:09:48Z-
dc.date.available2020-11-24T19:09:48Z-
dc.date.issued2014-03-22
dc.identifier.citationGOTFRID, André. Metodologias de ensino para temas de zoologia - um estudo de caso no Clube de Ciências Augusto Rushi / Araucária - PR. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21706-
dc.description.abstractThis work was thematic teaching Zoology taking as reference the Theory of Meaningful Learning proposed by David Ausubel and application of the methodology by Analogy - MECA. The contents of Zoology in the school context are restricted to lectures, often just memorization of phylogenetic classifications of animals. As shown in the questionnaires applied to students taking the course in Basic Science Zoology Augusto Ruschi Club, in Araucaria, only two students claim to have science lab at school, and these are from private educational institutions. Students enrolled in public establishments say they have the science lab at school, which makes it difficult in this sense the theory and practice regarding the content. Specifically in the case of Zoology there is a scarcity of publications dealing with this subject, which ultimately unfeasible broader discussions on the methodologies and contents to be developed in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCiência - Metodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLaboratóriospt_BR
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.subjectScience - Methodologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectLaboratoriespt_BR
dc.subjectZoologypt_BR
dc.titleMetodologias de ensino para temas de zoologia - um estudo de caso no Clube de Ciências Augusto Rushi / Araucária - PRpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática o ensino de Zoologia tomando como referencial a Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel e a aplicação da Metodologia por Analogia – MECA. Os conteúdos de Zoologia no contexto escolar são restritos a aulas teóricas, muitas vezes apenas de memorização das classificações filogenéticas dos animais. Como demonstrado nos questionários aplicados aos alunos que fazem o curso de Zoologia Básica do Clube de Ciências Augusto Ruschi, no município de Araucária, apenas dois alunos afirmam ter laboratório de ciências na escola, sendo que estes são oriundos de instituições de ensino particulares. Os alunos matriculados nos estabelecimentos públicos afirmam não ter laboratório de ciências na escola, o que acaba dificultando neste sentido a relação teoria e prática dos conteúdos. Especificamente tratando-se da Zoologia há uma escassez de material bibliográfico tratando esta temática, o que acaba inviabilizando discussões mais abrangentes sobre as metodologias e os conteúdos a serem desenvolvidos em sala de aula.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Periotto, Fernando
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014-07.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.