Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21721
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, William Benedicto Frazão
dc.date.accessioned2020-11-24T19:10:08Z-
dc.date.available2020-11-24T19:10:08Z-
dc.date.issued2014-12-13
dc.identifier.citationDIAS, William Benedicto Frazão. A incorporação da educomunicação como mediadora na aprendizagem de ciências. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21721-
dc.description.abstractThis monograph has as its theme the introduction of educomunication as a teaching tool to pedagogical practices. It has been developed based on the evaluation of 44 students in the same grade of elementary school, enrolled in a Public Institution State of Education, located in the town of Assis. The experimental activity was to examine the perspectives and cognitive aspects of students after applying lessons they had the help of Information Technology. Data collection has been obtained through evaluation and opinion questionnaires, and practical activity of contextualization. After analysis, the results indicated that the incorporation of different educational tools, such as trials and media resources, promote the teaching and learning of science, being well approved by students. Thus, educomunication allows the transposition of concepts learned in class to everyday practice room, in addition to stimulating the production and expression of knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectAudio-visual materialspt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleA incorporação da educomunicação como mediadora na aprendizagem de ciênciaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta monografia teve como temática a introdução da educomunicação como ferramenta didática às práticas pedagógicas. Foi desenvolvida a partir da avaliação de 44 alunos de uma mesma série do Ensino Fundamental, matriculados em uma Instituição Pública Estadual de Ensino, localizada na cidade de Assis. A atividade experimental consistia em analisar as perspectivas e os aspectos cognitivos dos discentes após a aplicação de aulas que dispunham do auxílio de Tecnologias da Informação. A coleta de dados foi obtida através de questionários avaliativos e opinativos, além de atividade prática de contextualização. Após análise, os resultados apontaram que a incorporação de instrumentos educacionais diferenciados, como experimentações e recursos midiáticos, favorecem o ensinoaprendizagem de Ciências, sendo bem recepcionada pelos discentes. Desta forma, a educomunicação permite a transposição dos conceitos aprendidos em sala de aula às prática cotidianas, além de estimular a produção e expressão do conhecimento.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Pletsch, Adelmo Lowe
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2014_90.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.