Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21726
Título: | Probabilidade e genética no ensino médio |
Autor(es): | Pastor, Thaís Malaquias |
Orientador(es): | Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi |
Palavras-chave: | Hereditariedade Conhecimento e aprendizagem Ensino - Metodologia Heredity Knowledge and learning Teaching - Methodology |
Data do documento: | 13-Dez-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | PASTOR, Thaís Malaquias. Probabilidade e genética no ensino médio. 2014. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática o ensino de genética e probabilidade no ensino médio. E teve como objetivo analisar o aprendizado e entendimentos dos conceitos de genética de alunos de duas turmas de segundo ano do ensino médio, do município de Cotia-SP, bem como associar o entendimento destes temas com a metodologia de ensino usada pela professora de biologia. Foram entrevistados 70 alunos, do 2º ano, sendo 38 alunos do ensino médio regular e 32 alunos do ensino médio integrado ao curso técnico de administração. A partir da pesquisa verificou-se que muitos alunos encontraram dificuldades em definir os conceitos apresentados e que além das aulas teóricas e expositivas são necessários exemplos do cotidiano e atividades práticas para integração dos alunos ao tema, de forma que esse conhecimento auxilie na tomada de decisões do dia a dia. |
Abstract: | This study has as its theme the teaching of genetics and probability in high school. The purpose of this study was to analyze the learning and understanding of the genetics concepts by students from two classes of second year in High School located in Cotia-SP, as well as the understanding of these issues associated with the teaching methodology used by biology teacher. The study sample had 70 students of second year, of whom 38 were of the regular High School and 32 of High School integrated with the technical administration. From the research, it was found that many students had difficulty in defining the concepts presented, showing that in addition to lectures and examples, practical lessons and everyday activities are also necessary, thus generating greater understanding of the topic by students, so that this knowledge can be a help in everyday life. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21726 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_II_2014_85.pdf | 15,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.