Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21726
Título: Probabilidade e genética no ensino médio
Autor(es): Pastor, Thaís Malaquias
Orientador(es): Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
Palavras-chave: Hereditariedade
Conhecimento e aprendizagem
Ensino - Metodologia
Heredity
Knowledge and learning
Teaching - Methodology
Data do documento: 13-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PASTOR, Thaís Malaquias. Probabilidade e genética no ensino médio. 2014. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática o ensino de genética e probabilidade no ensino médio. E teve como objetivo analisar o aprendizado e entendimentos dos conceitos de genética de alunos de duas turmas de segundo ano do ensino médio, do município de Cotia-SP, bem como associar o entendimento destes temas com a metodologia de ensino usada pela professora de biologia. Foram entrevistados 70 alunos, do 2º ano, sendo 38 alunos do ensino médio regular e 32 alunos do ensino médio integrado ao curso técnico de administração. A partir da pesquisa verificou-se que muitos alunos encontraram dificuldades em definir os conceitos apresentados e que além das aulas teóricas e expositivas são necessários exemplos do cotidiano e atividades práticas para integração dos alunos ao tema, de forma que esse conhecimento auxilie na tomada de decisões do dia a dia.
Abstract: This study has as its theme the teaching of genetics and probability in high school. The purpose of this study was to analyze the learning and understanding of the genetics concepts by students from two classes of second year in High School located in Cotia-SP, as well as the understanding of these issues associated with the teaching methodology used by biology teacher. The study sample had 70 students of second year, of whom 38 were of the regular High School and 32 of High School integrated with the technical administration. From the research, it was found that many students had difficulty in defining the concepts presented, showing that in addition to lectures and examples, practical lessons and everyday activities are also necessary, thus generating greater understanding of the topic by students, so that this knowledge can be a help in everyday life.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21726
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2014_85.pdf15,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.