Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21730
Título: | O hábito de uma alimentação saudável na escola |
Autor(es): | Gloria, Ana Paula Aparecida Peres |
Orientador(es): | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de |
Palavras-chave: | Merenda escolar Crianças - Nutrição - Aspectos psicológicos Hábitos alimentares School children - Food Children - Nutrition - Psychological aspects Food habits |
Data do documento: | 29-Mar-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | GLÓRIA, Ana Paula Aparecida Peres. O hábito de uma alimentação saudável na escola. 2014. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a alimentação saudável e saúde humana vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante. É consenso que a qualidade de vida está diretamente relacionada com a alimentação, e que a maioria das doenças que ocorrem na atualidade estão relacionadas aos hábitos alimentares inadequados e ao sedentarismo. Essa consciência tem chegado à escola e muitas iniciativas têm sido desenvolvidas em torno desta questão, e vê-se a importância de se incluir a temática de alimentação saudável e saúde como tema transversal dos currículos escolares, permeando toda a prática educacional. Dessa forma, este projeto foi concebido após observação dos hábitos alimentares dos alunos da E.E. Profª Maria Rosa Nucci Pacífico Homem, da 7ª série da rede estadual de Araras (SP) e de uma análise sobre a transformação dos hábitos alimentares dos alunos. Foi constatado que dos 30 alunos, 60 % consomem mais alimentos industrializados, 57% consomem açúcares em excesso do que alimentos naturais, hábito cuja origem é doméstica, exemplificado e influenciado pelos pais. Nas conversas em sala de aula, não existia o hábito de se alimentar de hortaliças ou frutas, deixando-se de consumir nutrientes importantíssimos para o desenvolvimento. Através desse projeto, com as aulas expositivas e a observação e acompanhamento dos alimentos preparados na cozinha da escola contando com o auxilio da horta escolar, levou-se aos alunos a valorização do alimento natural (orgânico). |
Abstract: | According to the National Curricular Parameters (PCN), a healthy diet and human health has been considered increasingly urgent and important. There is consensus that quality of life is directly related to diet, and that most of the diseases that occur today are related to poor dietary habits and sedentary lifestyle. This awareness has come to the school and many initiatives have been developed around this issue, and see the importance of including the topic of healthy diet and health as a crosscutting theme of school curricula permeating the entire educational practice. Thus, this project was conceived after observing the eating habits of students in EE Prof Maria Rosa Nucci Pacífico Homem, the 7th grade state public Araras (SP) and an analysis of the transformation of the eating habits of students. It was found that of the 30 students, 60 % consume more processed foods, 57 % consume sugars in excess of what natural food habits whose origin is domestic, exemplified and influenced by parents. In conversations in the classroom, there was the habit of eating vegetables or fruit, leaving you consume nutrients critical to the development. Through this project, with lectures and observation and monitoring of food prepared in the school kitchen counting with the aid of the school garden, students took up the appreciation of natural food (organic). |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21730 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_IV_2014-02.pdf | 578,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.