Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21739
Título: | Avaliação do uso de atividades experimentais simples no ensino de ciências |
Autor(es): | Apfelgrün, Cristhiane |
Orientador(es): | Viera, Graciela Leila Heep |
Palavras-chave: | Atividades criativas na sala de aula Educação - Programas de atividades Educação - Métodos experimentais Creative activities and seat work Activity programs in education Education - Experimental methods |
Data do documento: | 22-Mar-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | APFELGRÜN, Cristhiane. Avaliação do uso de atividades experimentais simples no ensino de ciências. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | Esta monografia disserta-se sobre a avaliação do uso de uma atividade experimental simples: Boneco Ecológico relacionando cuidados de uma planta com unidades de medida no ensino de Ciências. Foi desenvolvido em duas escolas diferentes da Rede Pública do Estado do Paraná, Região Metropolitana de Curitiba e avaliando uma turma do 6° ano e outra do 7° ano totalizando 52 alunos. A atividade experimental foi realizada em conjunto com professor e alunos. A coleta de dados foi realizada por relatórios e avaliação do procedimento. Após a avaliação, os resultados apontaram uma confusão dos alunos para articular teórico-prático, que não veem muito significado nessas atividades, embora gostem muito de fazê-las. As interações sociais estabelecidas durante a atividade experimental simples aluno-aluno e professor-aluno adquiridas contribuíram no processo ensino-aprendizagem e no desenvolvimento do conhecimento científico, além de contribuir para o CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). |
Abstract: | This monograph dissertation is on evaluating the use of a simple lab: Snowman Ecological relating care of a plant with units of measurement in science teaching. Was developed in two different public schools in the state of Paraná, Curitiba Metropolitan Region and evaluating a class of 6th grade and another grade 7 totaling 52 students. The experimental activity was carried out in conjunction with teacher and students. Data collection was performed by reports and review of the procedure. After evaluation, the results showed a mess of students to articulate theoretical and practical, that do not see much meaning in these activities, although much like doing them. Social interactions established during simple student-student and teacher-student acquired experimental activity contributed to the teaching - learning process and the development of scientific knowledge, and contribute to the STS (Science, Technology and Society). |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21739 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_IV_2014-13.pdf | 812,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.