Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21765
Título: A contribuição do uso da tecnologia no ensino de ciências para alunos do sétimo ano da rede estadual do município de Ibaiti
Autor(es): Pereira, Angela Marcia Perecini
Orientador(es): Costa Junior, Ismael Laurindo
Palavras-chave: Professores - Formação
Tecnologia de ponta e educação
Ensino - Meios auxiliares
Teachers, Training of
High technology and education
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 5-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PEREIRA, Angela Marcia Perecini. A contribuição do uso da tecnologia no ensino de ciências para alunos do sétimo ano da rede estadual do município de Ibaiti. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo enfatizar a possibilidade de conexão entre professor, aluno e tecnologia com uma nova metodologia a ser aplicada no ensino de Ciências, tornando-o inovador e aumentando o envolvimento do educando na construção do conhecimento, desenvolvendo atividades e provocando mudanças significativas na práxis pedagógica com a utilização efetiva dos recursos tecnológicos. A pesquisa evidenciou o tímido interesse dos professores em utilizar as TICs em seus projetos e, os resultados obtidos sinalizam para a necessidade de uma modificação na estrutura curricular, contemplando nas DCEs a inserção das TICs como elemento mediador no processo de ensino e aprendizagem, bem como para maior atenção para a formação continuada de modo que subsidiem e motivem os docentes com um embasamento para criar pontes entre o ensino de ciências e as TICs em situações didáticas. Na realidade, esta inserção dessas ferramentas nas escolas tem como finalidade trazer para o ambiente escolar diversificadas formas de aprender e ensinar para alunos e professores, e estes devem encarar tais recursos como importante instrumento de auxílio no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma o presente trabalho busca demonstrar a necessidade de integração no que tange ao funcionamento de maneira harmoniosa e eficiente entre o ensino e o uso de novos recursos tecnológicos, bem como a necessidade latente do educador em buscar conhecer os recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação, de modo a entender e explorar as potencialidades de cada uma das ferramentas disponíveis.
Abstract: This paper aims to emphasize the possibility of connection between teacher, student and technology into a new methodology to be applied in the teaching of science, making it innovative and increasing the involvement of the student in the production of knowledge, developing activities and causing significant changes in pedagogical praxis with the effective use of technology resourses. The survey showed the timid interest of teachers in using ICT in their projects and the results point to the need for a change in the curriculum, the DCEs contemplating the inclusion of ICT as a mediating element of teaching and learning, as well as greater attention to continuing education so that support and motivate teachers with a foundation to buid bridges between science education and ICT in teaching situations. In fact, this integration of these tools in schools aims to bring to the school environment, diverse ways of learning and teaching for students and teachers, and these must face such resources as an important tool to aid in the process of teaching and learning. Thus, this paper seeks to demonstrate the need for integration with respect to the functioning harmoniously and efficiently between education and the use of new technological resources as well as the latent need of educators to seek to know the capabilities of Information Tecnology and Communication, in order to understand and exploit the potential of each of the tools available.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21765
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014-10.pdf456,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.