Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21766
Título: A utilização de recursos educacionais digitais como instrumento facilitador para a aprendizagem de alunos com alguma deficiência
Título(s) alternativo(s): The use of digital ediucational resource as facilitador for teaching with disabilities
Autor(es): Pereira, Sandra Alves
Orientador(es): Sobjak, Ricardo
Palavras-chave: Inclusão digital
Crianças - Desenvolvimento
Tecnologia
Digital divide
Child development
Technology
Data do documento: 28-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PEREIRA, Sandra Alves. A utilização de recursos educacionais digitais como instrumento facilitador para a aprendizagem de alunos com alguma deficiência. 2015. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: A utilização de ferramentas tecnológicas tem sido considerada um ponto alto na sociedade atual, onde com o advento da globalização, estar fora deste contexto faz do indivíduo um analfabeto digital, podendo levar este a exclusão social. Utilizar práticas educativas que facilitem a assimilação dos conteúdos apresentados em sala de aula faz com que os resultados sejam cada vez mais positivos tanto para alunos, como para os professores. Quando se trata de alunos que possuem algum tipo de deficiência, o uso deste facilitador se torna mais desejável. Em busca da construção de uma escola que seja um espaço educativo de vivências sociais, de convivência democrática e, ao mesmo tempo, de apropriação, construção e divulgação de conhecimentos, como também de transformações de condições de vida das crianças que a frequentam, o objetivo geral deste trabalho foi identificar meios que facilitem a aprendizagem do ensino de conteúdos apresentados em sala de aula para alunos portadores de algum tipo de deficiência, utilizando recursos educacionais digitais (RED). Para tanto, foi realizada a aplicação da ferramenta proposta em uma Unidade da APAE, localizada na cidade de Itapevi/SP.
Abstract: The use of technological tools has been considered a high point in our society where with the advent of globalization, being outside of this context makes the individual a digital illiterate, this may lead to social exclusion. Use educational practices to facilitate the assimilation of the contents presented in the classroom makes the results are increasingly positive both for students and for teachers. When it comes to students who have a disability, the use of this facilitator becomes more desirable. In search of building a school that is an educational space of social experiences of democratic coexistence and at the same time, ownership, construction and dissemination of knowledge, but also transformations of living conditions of the children involved, the goal Overall this study was to identify ways to facilitate the teaching content of the learning presented in the classroom for students with a disability, using digital educational resources (RED). Therefore, the implementation of the proposed tool was carried out in a unit of APAE, located in Itapevi/SP.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21766
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_80.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.