Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21770
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLiporini, Thalita Quatrocchio
dc.date.accessioned2020-11-24T19:11:49Z-
dc.date.available2020-11-24T19:11:49Z-
dc.date.issued2014-03-29
dc.identifier.citationLIPORINI, Thalita Quatrocchio. Concepção dos alunos do ensino médio sobre a evolução biológica. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21770-
dc.description.abstractThe term evolution, in general, is seen as a paradigm for many students. During the formative years of high school, the subject is approached in many different ways within the discipline of Biology and is influenced by numerous factors, such as social and religion. The aim of this study is to know the conception of high school students of a private school on the theme Biological Evolution. A questionnaire containing open and closed questions was applied to the students so that they could answer questions concerning the grades that this subject occupies in the educational strata and general knowledge about the proposed and studied theme. The school grade in which the students are was not taken into account, allowing an overview of what was proposed. The results show that most of the students have erroneous and confused concepts on the topic. Furthermore, the influence of media and religion, in some cases, contribute to the presented results. The insertion of new possibilities within the classroom as the History and Philosophy of Science, can contribute to the improvement of the thematic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEvolução humanapt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectHuman evolutionpt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.titleConcepção dos alunos do ensino médio sobre a evolução biológicapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO termo Evolução, de maneira geral, é visto como um paradigma por muitos alunos. Durante os anos de formação, no Ensino Médio, o tema é abordado das mais diferentes formas dentro da disciplina de Biologia e sofre a influência de inúmeros fatores, tais como o social e religião. O objetivo deste trabalho foi conhecer a concepção dos alunos do Ensino Médio de uma escola particular sobre o tema Evolução Biológica. Um questionário contendo questões abertas e fechadas foi aplicado aos alunos, de forma que os mesmos pudessem responder perguntas referentes aos graus que a referida temática ocupa nos estratos educacionais e aos conhecimentos gerais acerca do tema proposto e estudado. A série que os estudantes cursam não foi levada em conta, o que possibilitou uma visão geral do que foi proposto. Os resultados mostram que a maioria dos alunos participantes possuem conceitos errôneos e confusos sobre o tema. Além disso, a influência da mídia e da religião, em alguns casos, contribui para os resultados apresentados. A inserção de novas possibilidades dentro da sala de aula como a História e Filosofia da Ciência, pode contribuir para o melhoramento da temática.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Periotto, Fernando
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014_94.pdf308,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.