Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21782
Título: Utilização profissional dos conteúdos de eletricidade ensinados em física no ensino médio
Autor(es): Siqueira, Scheila Furquim Bueno de
Orientador(es): Kavanagh, Edward
Palavras-chave: Ensino - Legislação
Currículos - Legislação
Física
Educational law and legislation
Education - Curricula - Law and legislation
Physics
Data do documento: 22-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SIQUEIRA, Scheila Furquim Bueno de. Utilização profissional dos conteúdos de eletricidade ensinados em física no ensino médio. 2014. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A proposta visou verificar a utilização dos conteúdos constante na LDB e ensinados no ensino médio, na disciplina de física, na área de eletricidade, na vida profissional. Pois, a mesma LDB nos instrui que o ensino médio deve ser uma preparação para a vida e principalmente para o mercado de trabalho. A pesquisa foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando metodologia de pesquisa exploratória. As ferramentas utilizadas para levantamento dos dados foram pesquisa bibliográfica e levantamento de informações da utilização destes conteúdos por profissionais da área da eletricidade. Conforme a pesquisa realizada, os profissionais da área de eletricidade dizem não possuir e não necessitar no dia a dia profissional de todas as informações ditas básicas para o ensino médio, na área de eletricidade. Alguns assuntos são muito usados, como por exemplo, corrente elétrica e leis de Ohm. Porém, outros não são utilizados. Por exemplo, a lei de Gauss para eletrostática, que foi marcada por apenas 9 respondentes entre os 71 pessoas.
Abstract: The proposal aimed to investigate the use of content contained in the LDB and taught in high school, in the discipline of physics in the field of electricity, in professional life. For the same LDB instructs us that secondary education should be a preparation for life and especially for the labor market. The research was of an applied nature, with qualitative and quantitative approach, using exploratory research methodology. The tools used to collect data were literature review and survey information from use of these contents by professionals electricity. According to the survey, the professionals say do not have electricity and do not need on a day to day work of all the basic information spoken to high school, in the area of electricity. Some subjects are widely used, for example, electrical current and Ohm's laws. Others, however, are not used. For example, Gauss's law for electrostatics, which was marked by only 9 respondents between 71 people.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21782
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014_89.pdf875,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.