Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Vanda Renata
dc.date.accessioned2020-11-24T19:12:34Z-
dc.date.available2020-11-24T19:12:34Z-
dc.date.issued2014-03-29
dc.identifier.citationREIS, Vanda Renata. Ensino em ciências: a avaliação da aprendizagem por meio do jogo didático. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21786-
dc.description.abstractDue to the major changes occurring in our society, especially in the media (internet, mobile) becomes necessary to review the forms of teaching and learning so that we are able to adentar demand. Aiming to contribute to the learning process, this study used the games as a way of teaching evaluation, because through it, one can achieve various objectives such as development of intelligence and personality development of sensibility and the esteem, simulation of group life , involvement of action, challenge, curiosity and creativity. The educational games used were didactics crossword (where it worked the circulatory system, respiratory system, nervous system), set Glue (digestive system); Game "Race of sperm" and set passes or passes (Sexuality Reproductive System and Sexually Transmitted Diseases. The results obtained in this study allowed us to confirm the importance of using different classes for science teaching. Through various games, we realized how this methodology provided an opportunity to the students about effective learning of concepts (respiratory, circulatory, nervous, digestive, reproductive) systems and sexuality. We concluded that the educational games are featured on the merits to represent the play as the foundation of culture (most people played with crosswords, collages, board games and game passes or passes) and their modes of transmission rescuing dialogue between young and educators that make the learning process more enjoyable, attractive and efficient.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEstudantes - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectStudents - Rating ofpt_BR
dc.titleEnsino em ciências: a avaliação da aprendizagem por meio do jogo didáticopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoDevido as grandes transformações ocorridas na nossa sociedade, principalmente nos meios de comunicação (internet, celulares) torna-se preciso rever as formas de ensinar e aprender, para que sejamos capazes de atender a demanda. Com o intuito de contribuir com o processo de aprendizagem, o presente trabalho utilizou os jogos didáticos como forma de avaliação, pois através do mesmo, podem-se atingir vários objetivos como: desenvolvimento da inteligência e da personalidade, desenvolvimento da sensibilidade e da estima, simulação da vida em grupo, envolvimento da ação, do desafio, da curiosidade e criatividade. Os jogos didáticos utilizados foram: a cruzadinha didática (onde se trabalhou o Sistema circulatório, Sistema respiratório e Sistema nervoso), jogo de colagem (Sistema digestório); Jogo “Corrida dos espermatozoides” e o Jogo do passa ou repassa (Sexualidade, Sistema Reprodutor e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)). Através dos resultados obtidos no presente trabalho pode verificar a importância da utilização de aulas diferenciadas para o ensino de Ciências. Por meio de vários jogos, percebeu-se o quanto esta metodologia oportunizou aos alunos uma aprendizagem eficaz sobre conceitos dos sistemas (respiratório, circulatório, nervoso, digestório, reprodutivo) e sexualidade. Pode se concluir que os jogos didáticos são destacados pelo mérito em representar o lúdico como fundamento da cultura (grande parte das pessoas brincaram com cruzadinhas, colagens, jogos de tabuleiros e jogo de passa ou repassa) e de suas formas de transmissão resgatando o diálogo entre jovens e os educadores, que tornam o processo de aprendizagem mais gostoso, atraente e eficiente.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014_98.pdf720,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.