Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21788
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGarofalo, André Luiz
dc.date.accessioned2020-11-24T19:12:40Z-
dc.date.available2020-11-24T19:12:40Z-
dc.date.issued2018-08-25
dc.identifier.citationGAROFALO, André Luiz. Educação Ambiental: Uma prática em sala de aula. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21788-
dc.description.abstractThis work aimed to show the importance of working in classrooms with Environmental Education and the interaction of students with it. For that reason a class of a Municipal School of the municipality of Mairinque, state of São Paulo was chosen. The methodology adopted is based on literature research on the subject, mainly to know the community around the school and how it interacts with the environment, through a questionnaire. Observations were made in the classroom about the theme, in which the students themselves raised the problems detected in the community and at school, related to the degradation of the environment and proposed actions, such as the exposure of photos that they themselves brought from degraded areas, mainly by the action of man, so that the community can reflect on these situations and try to somehow soften them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectquestionáriopt_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.subjectcomunidadept_BR
dc.subjectQuestionnairespt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.subjectCommunitiespt_BR
dc.titleEducação Ambiental: Uma prática em sala de aulapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo mostrar a importância de se trabalhar nas salas de aula com a Educação Ambiental e da interação dos alunos com ela. Por isso foi escolhido uma turma de uma Escola Municipal do município de Mairinque, estado de São Paulo. A metodologia adotada baseia-se em pesquisas das literaturas sobre o assunto, principalmente conhecer a comunidade do entorno da escola e de que maneira ela interage com o ambiente, através de um questionário. Foram feitas observações em sala de aula a respeito do tema, em que os próprios alunos levantaram os problemas detectados na comunidade e na escola, relacionados à degradação do meio ambiente e propuseram ações, como a exposição de fotos que eles mesmos trouxeram dos locais degradados, principalmente pela ação do homem, para que a comunidade possa refletir sobre essas situações e tentar de algum modo amenizá-las.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Michelle Budke
dc.contributor.referee1Costa, Michelle Budke
dc.contributor.referee2Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça
dc.contributor.referee3Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoambientalpraticasala.pdf927,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.