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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21791
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Scopim, Valéria | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T19:12:49Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T19:12:49Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-29 | |
dc.identifier.citation | SCOPIM, Valéria. A Torre de Hanói e o jogo de xadrez - uma proposta de ensino de matemática aliada ao lúdico. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21791 | - |
dc.description.abstract | Reflecting on the difficulties of teaching and learning mathematics in public school, it was asked what could be attributed to such difficulties. For example, the answer could lie in the method of teaching and learning and the lack of motivation among students to study and engage properly in order to develop concentration skills, problem-solving logic, development of critical thinking and mental calculation, and, finally, autonomy. By dialoguing with students from different grades during classes, it was found that, indeed, mathematics is seen by most as a tough subject to understand, making it dull, boring and accessible to few. It was against this backdrop that the fun and games get space to play an important role: to rescue a taste for teaching and learning mathematics. Thus, the work of the teacher and student in the classroom should be to transform it into a scientific laboratory in which the seeking goal is the knowledge, the collaborative work and for personal autonomy, cultural and social growth of all involved in that space. In this context, it was intended to establish a methodology for this work of teaching and learning of mathematics based on the use of games of chess and Tower of Hanoi, in which the latter can assist in inserting new content or as tests of learning, or simply as a recreational game in early childhood education, and may be used as well, with more specific content and goals of short-term achievement. While the game of chess, by presenting higher levels of complexity, tends to develop general skills and not specific contents, however, mandatory within the teaching-learning process. Therefore, the development of this work comes as chess willing to offer medium and long term range targets. This way, this work aims to show how the games as well as the playful, can be used as a resource for teaching and motivating transformer acting as an ally of the teacher and the student in the process of teaching and learning mathematics in public schools. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Learning strategies | pt_BR |
dc.subject | Games in mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | A Torre de Hanói e o jogo de xadrez - uma proposta de ensino de matemática aliada ao lúdico | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao refletir sobre as dificuldades de se ensinar e aprender matemática na escola pública, indagou-se quanto ao que poderia se atribuir tais dificuldades. Por exemplo, a resposta poderia estar no método de ensino-aprendizagem e na falta de motivação por parte dos alunos para estudarem e se dedicarem adequadamente, a fim de que, desenvolvessem habilidades de concentração, de resolução de problemas de lógica, desenvolvimento de senso crítico e cálculo mental, e, por fim, autonomia. Em conversa com os alunos, de diferentes anos/séries durante as aulas, constatou-se que, realmente, a matemática é vista pela maioria como uma disciplina de difícil compreensão, o que a torna monótona, chata e acessível para poucos. Foi diante deste cenário que o lúdico e os jogos ganharam espaço para desempenhar um papel importantíssimo: resgatar o gosto pelo ensino e aprendizagem da matemática. Para tanto, o trabalho do professor e do aluno em sala de aula deve ser de transformá-la em um laboratório científico em que o que se busca é o conhecimento, o trabalho colaborativo e a autonomia para o crescimento pessoal, cultural e social dos envolvidos naquele espaço. Neste contexto, pretende-se estabelecer para este trabalho uma metodologia de ensino-aprendizagem da matemática com base no uso dos jogos de xadrez e Torre de Hanói, em que este último pode auxiliar na inserção de novos conteúdos ou como verificação da aprendizagem, ou simplesmente, como um jogo recreativo na educação infantil; podendo, ser utilizado, assim, com conteúdos mais específicos e com objetivos de alcance de curto prazo. Enquanto que o jogo de xadrez, por apresentar níveis de complexidade maiores, tende a desenvolver habilidades e conteúdos não tão específicos, mas não menos importante, dentro do processo de ensino-aprendizagem. Por isso, no desenvolvimento deste trabalho o xadrez entra como ferramenta disposta a oferecer metas de médio e longo prazo de alcance, sem, contudo, deixarem de ser verificáveis. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo mostrar como os jogos, bem como o lúdico, podem ser utilizados como um recurso de ensino motivador e transformador, atuando como aliado do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem de matemática nas escolas públicas. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sehn, Elizandra | |
dc.subject.cnpq | Ensino de Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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