Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21794
Título: Influência do ensino profissionalizante na aprendizagem de ciências no ensino médio
Autor(es): Batista Junior, Celso Villela
Orientador(es): Kavanagh, Edward
Palavras-chave: Ensino profissional
Educação - Estudo e ensino
Professional education
Education - Study and teaching
Data do documento: 22-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BATISTA JUNIOR, Celso Villela. Influência do ensino profissionalizante na aprendizagem de ciências no ensino médio. 2014. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O ensino das matérias ligadas à ciência no ensino médio encontra-se em uma profunda crise, não somente no Brasil, mas de uma forma geral em todo o mundo. Muitas soluções, com novas técnicas pedagógicas estão sendo analisadas e até mesmo colocadas em prática, porém nem sempre apresentando o resultado esperado. O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação que o ensino profissionalizante possui com o aprendizado de ciências no ensino médio, quando estes ocorrem de forma paralela. Para este fim foi aplicado um questionário a alunos de cursos profissionalizantes do SENAI, que cursavam em paralelo o ensino médio regular em outras instituições, sejam elas privadas ou públicas. Mais de 70% dos entrevistados relataram que obtiveram melhorias no aprendizado e apresentaram um maior interesse nas matérias de matemática e física, inclusive com uma nova visão de aplicabilidade para os assuntos tratados nestas disciplinas, as quais muitas vezes são tratadas com pouca contextualização pela escola básica. Uma grande parcela dos 30% restantes relatou já apresentar facilidades nas disciplinas de ciências antes do ingresso no ensino profissionalizante, sendo que apenas quatro alunos relataram que o desempenho piorou, porém isto se devia a falta de tempo e cansaço ou mesmo pela perda de interesse no ensino médio, fixando o foco mais nas matérias técnicas.
Abstract: La enseñanza de las asignaturas relacionadas con las ciencias en la escuela secundaria se encuentra en una profunda crisi, no sólo en Brasil, sino en general, em todo el mundo . Se están analizando muchas soluciones con nuevas técnicas de enseñanza e incluso ya se ponen en práctica, pero no siempre consiguen El resultado esperado. Este estudio tiene como objetivo analizar la relación que La formación profesional tiene com el aprender de las ciencias en la escuela secundaria, cuando se producen en paralelo. Con este fin se aplico un cuestionario a los estudiantes de cursos profesionales de SENAI, que asistieron en la educación secundaria regular de forma paralela en otras instituciones, privado o público. Más del 70 % de los encuestados informaron que obtuvieron mejoras en el aprendizaje y mostraron más interés en el campo de las matemáticas y la física, incluyendo uma nueva visión de la aplicabilidad a los asuntos tratados en estos temas, que a menudo son tratados con poca contextualización de la escuela básica. Una gran parte del 30 % restante, informó que ya tenía facilidade en las asignaturas de ciencias en la escuela antes de entrar en la formación profesional, sólo cuatro estudiantes informaron que el desempeño empeoró , pero esto se debió a la falta de tiempo y la fatiga o incluso la pérdida de interés en la escuela secundaria, fijando El enfoque más en el estudio técnico.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21794
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014-11.pdf194,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.