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Título: Investigação sobre prática de ensino para redução de sódio
Autor(es): Camargo, Patrícia
Orientador(es): Schutz, Fabiana Costa de Araújo
Palavras-chave: Alimentos - Consumo
Hábitos alimentares
Saúde
Prática de ensino
Food consumption
Food habits
Health
Student teaching
Data do documento: 22-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CAMARGO, Patrícia. Investigação sobre prática de ensino para redução de sódio. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Os hábitos alimentares têm mudado nos últimos anos deixando a alimentação saudável de lado, substituindo cada vez mais por alimento processado ou de fácil preparação, uma dieta pobre nutricionalmente, rica em sal, gordura, açúcar e poucas fibras e estilo de vida sedentário. Acarretam repercussões à saúde, tais como doenças cardiovasculares, diabetes, e obesidade com redução tanto na qualidade como em anos de vida. A importância de uma alimentação saudável é fundamental e é essencial começar com as crianças onde estão adquirindo as afinidades com os alimentos. Um importante passo é na escola onde passam grande parte do dia, bons resultados são adquiridos com práticas escolares e a merenda. A redução sódio nessas faixas etárias precoces representa melhoria da saúde cárdica na vida adulta. O sal, em quantidades maiores do que a recomendada, aumenta a pressão arterial, podendo alterar o ritmo cardíaco. Com o desequilíbrio, a pessoa corre mais riscos de sofrer enfarte e problemas circulatórios. O objetivo desse trabalho foi realizar uma pesquisa com as pedagogas das escolas municipais de Ponta Grossa com intuito de analisar como está sendo aplicado o tema de redução de sódio nas salas de aula e como a merenda escolar auxilia na redução de sódio. Na pesquisa observou que o tema redução de sódio não é trabalhado isolado nas salas de aula, mas que há uma preocupação em aplicar tema envolvendo a alimentação saudável, já na merenda escolar há uma preocupação com a capacitação das merendeiras para trabalhar com redução de sódio.
Abstract: Eating habits have changed in recent years leaving healthy eating aside, replacing increasingly on processed food and easy to prepare , nutritionally poor diet , high in salt, fat, sugar and low in fiber and sedentary lifestyle . Cause health effects such as cardiovascular disease , diabetes , and obesity with a reduction in both the quality and years of life . The importance of a healthy diet is vital and essential to begin with the children where they are getting the affinities with food. An important step is the school where they spend much of the day , good results are acquired with practice and school lunches . The sodium reduction in these early ages is cardic improving health in adulthood . The salt in larger amounts than the recommended increases blood pressure, heart rate may change . With the imbalance , the person runs the greatest risk of stroke and circulatory problems . The aim of this study was to conduct a survey of the pedagogues of municipal schools in Ponta Grossa in order to analyze how the theme is being applied to reduce sodium in the classroom and how school meals can help reduce sodium . In the survey noted that the issue of reducing sodium is not working in isolated classrooms , but there areconcerns apply theme involving healthy eating , already in school lunches there is concern about the capacity of the cooks to work with sodium reduction .
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21797
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