Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21803
Título: O ensino de ciências em uma escola da zona rural de Pirassununga – SP
Autor(es): Melo, Aline da Silva de
Orientador(es): Santos Junior, Elias Lira dos
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Livros didáticos
Ensino - Meios auxiliares
Teaching - Methodology
Textbooks
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 29-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MELO, Aline da Silva de. O ensino de ciências em uma escola da zona rural de Pirassununga – SP. 2014. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática o Ensino de Ciências de uma escola da zona rural de Pirassununga, com o objetivo de analisar quais as práticas vigentes em um ambiente lotado de peculiaridades. Para isso se fez necessário conhecer o material de apoio disponibilizado ao professor pela Secretaria da Educação de Pirassununga, sendo ele os materiais oferecidos pelo Sistema Sesi de Ensino. O Ensino de Ciências está sistematizado no Fazer Pedagógico do professor, onde discorre sobre como e quais atividades desenvolver para as Unidades presentes no material do aluno denominado Movimento do aprender. A análise descritiva do material permitiu conhecer as expectativas de ensino propostas no material, como objetivos a serem alcançados nos alunos ao final do ano letivo, e o alcance destas expectativas, por meio de habilidades inseridas no decorrer das unidades. Esta análise permitiu concluir, que este material, embora desenvolvido para um grupo comum (alunos da zona urbana e zona rural), permite aos alunos explorar diferentes ambientes, e construir seu conhecimento, partindo do que já conhece, entrando em contato com o objeto de estudo, e correlacionando-o com as diferentes áreas dos saberes, e seu cotidiano.
Abstract: This work had as its theme the Teaching of Science in a rural school Pirassununga, aiming to analyze which current practices in an environment full of quirks. For this it was necessary to know the material support provided by the Department of Teacher Education Pirassununga, being the materials offered by SESI Education System. The teaching of science is systematized in Making Teaching Professor, which discusses how and what activities to develop the units present in the material the student movement called the learning. Descriptive analysis of the material allowed to know the expectations of the proposed teaching material, as goals to be achieved in the students at the end of the school year, and the scope of these expectations through inserted skills throughout the units.This analysis concluded that this material, although developed to a common group (students from urban and rural areas), allows students to explore different environments, and build your knowledge, based on what you already know, coming into contact with the object study, and correlating it with the different areas of knowledge, and their daily lives.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21803
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_4.pdf600,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.