Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21805
Título: Formação inicial docente: o PIBID e a prática formativa no ensino de biologia
Autor(es): Matos, Alan Henrique de Melo
Orientador(es): Ottobelli, Ivonei
Palavras-chave: Professores
Biologia
Professores - Formação
Teachers
Biology
Teachers, Training of
Data do documento: 6-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MATOS, Alan Henrique de Melo. Formação inicial docente: o PIBID e a prática formativa no ensino de biologia. 2014. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática um estudo sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID subprojeto Biologia ofertado em uma Instituição de Ensino Superior localizada no noroeste paulista nos anos de 2010 e 2011. Objetivou-se discutir a formação inicial docente na área da biologia por meio da produção de mônadas e a reflexão dessas como material portador de dados. Ao seguir tal caminho metodológico, notou-se que os profissionais ex-participantes mostraram-se preocupados com a formação que receberam, destacando a importância de sua participação no PIBID/Biologia. Ainda, permite considerar a importância de práticas nas narrativas geradora de mônadas, dando abertura à consideração das percepções dos licenciandos. Reitera-se nesse trabalho a possibilidade de práticas reflexivas e abertura ao diálogo nas atividades do PIBID, permitindo uma formação mais densa e não marcada pelo autoritarismo tradicional.
Abstract: This work was to issue a study on the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching - PIBID subproject Biology offered in a higher education institution located in northeastern São Paulo in 2010 and 2011. The objective was to discuss the initial teacher training in by biological production monads and the reflection data such as carrier material. By following such a methodological way, it was noted that the former professional participants were concerned with the training they received, highlighting the importance of their participation in PIBID / Biology. Yet, to suggest the importance of practices in generating narratives of monads, thus giving room for consideration of the perceptions of undergraduates. It is reiterated in this work the possibility of reflective practice and openness to dialogue in PIBID activities, allowing a denser formation and not marked by the traditional authoritarianism.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21805
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_3.pdf405,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.