Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21817
Título: | Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti |
Autor(es): | Marcondes, Viviane Moreno |
Orientador(es): | Ottobelli, Ivonei |
Palavras-chave: | Ciência - Metodologia Ciência - Estudo e ensino Prática de ensino Science - Methodology Science - Study and teaching Student teaching |
Data do documento: | 5-Abr-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | MARCONDES, Viviane Moreno. Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti. 2014. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | Este trabalho teve como tema verificar as propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências de duas escolas estaduais do município de Ibaiti-Pr. Elaborou-se, então, um questionário contendo cinco questões objetivas para a coleta dos dados dessa pesquisa, o qual foi entregue a professores de ciências distribuídos em dois centros estaduais de educação fundamental da Cidade de Ibaiti - Pr. Depois da pesquisa realizada nas escolas verificou-se que ensinar ciências é muito importante nas séries iniciais e que os professores tem dificuldade em ensinar ciências. A pesquisa aponta à falta de material didático específico dificulta a percepção e o desenvolvimento das curiosidades das crianças sobre o assunto e a reprime o educador para trabalhar ciências com crianças de forma lúdica e criativa. A maioria dos docentes tem como dificuldades de ensinar ciências a falta de material adequado e a falta de livros didáticas. |
Abstract: | This work was to verify the theme didactic proposals and perceptions of professors of the two state schools from Ibaiti-Pr sciences. Was elaborated, then a questionnaire containing five objective questions to collect data from this survey, which was given to science teachers assigned to two state centers for basic education Ibaiti Cidade - Pr. After the survey found that schools teach science is very important in the early grades and that the teacher has difficulty in teaching science, research points to the lack of specific courseware dificulata perception and the development of children's curiosities about it represses the eae science educators to work with children in a playful and creative way. Most teachers have difficulty teaching science as the lack of adequate material and lack of didactic books. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21817 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_IV_2014_102.pdf | 697,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.