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Título: Orientação sexual na escola: uma reflexão sobre o processo ensino aprendizagem
Autor(es): Schott, Vânia Maria Monteiro
Orientador(es): Agustini, Márcia Antonia Bartolomeu
Palavras-chave: Educação sexual
Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem
Sex instruction
Teaching - Aids and devices
Learning
Data do documento: 5-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SHOTT, Vânia Maria Monteiro. Orientação sexual na escola: uma reflexão sobre o processo ensino aprendizagem. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A sexualidade é um tema bastante relevante, frente à sociedade, a escola e mesmo no seio familiar. Assim, a escola, como instituição inserida na sociedade, não pode se considerar um espaço assexuado e neutro, pois é um espaço privilegiado para discutir relações. Portanto, este trabalho fez uma abordagem bibliográfica e pesquisa de campo, referente à orientação sexual na escola, fazendo uma reflexão sobre o processo ensino aprendizagem. Assim, o objetivo geral foi analisar a relação da escola com a sexualidade em seus aspectos biológicos, psicológicos, sociais, políticos, religiosos, éticos e culturais. Para isso é preciso entender que independente da área de conhecimento do educador, estes sempre podem ser incluídos como conteúdos de Orientação Sexual e devem trabalhar a sexualidade despojada dos mitos, tabus e preconceitos. Entretanto, percebe-se que a sexualidade possui diferentes condições, aparências e sentidos, e por isso se modifica no decorrer do tempo. Entretanto, existem muitas formas de trabalhar a sexualidade nas escolas: projetos que possam envolver a comunidade num todo; filmes também são excelentes formas de informação; palestras com profissionais da saúde; apresentação dos métodos contraceptivos é muito importante, desde os mais simples até os mais complexos, mostrando aos alunos como utilizá-los. Desse modo compreende-se que a sexualidade está sempre aberta a novos valores e novas práticas de significação. Neste contexto, com este trabalho percebeu-se a necessidade de investir na formação de docentes que possam mediar o desenvolvimento da consciência corporal, do respeito a si mesmo e ao outro, bem como, de fazer com que a educação sexual na escola seja capaz de ampliar os conhecimentos dos alunos, fornecendo subsídios para que os educandos façam suas próprias escolhas acerca da sexualidade.
Abstract: Sexuality is a very relevant topic, from society, school and even within families. Thus, the school as an institution within society, can not be considered an asexual and neutral space, because it is a privileged space to discuss relationships. Therefore, this paper made a bibliographical and field research approach, referring to sexual orientation in school, making a reflection on the teaching learning process. Thus, the overall objective was to analyze the relationship between school and sexuality in its biological, psychological, social, political, religious, ethical and cultural. For this you need to understand that regardless of area of expertise of the educato, these can always be included as content Sexual Orientation and must work divested of sexuality myths, taboos and prejudices. However, you realize that sexuality has different conditions, appearances and meanings, and therefore changes over time. However, there are many ways of working sexuality in schools: projects that can involve the community as a whole; films are also excellent forms of information; lectures to health professionals; presentation of contraceptive methods is very important, from the simplest to the most complex, showing students how to use them. Thus it is understood that sexuality is always open to new values and practices of signification. In this context, this paper realized the need to invest in teacher training programs that may mediate the development of body awareness, respect yourself and others as well, to make sex education in school is able to expand students knowledge, supporting the students to make their own choices about sexuality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21820
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