Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21822
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Kivian Gomes
dc.date.accessioned2020-11-24T19:14:36Z-
dc.date.available2020-11-24T19:14:36Z-
dc.date.issued2018-08-04
dc.identifier.citationSILVA, Kivian Gomes. Contribuições dos estudos do meio da aprendizagem de ciências. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em estudos de ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21822-
dc.description.abstractNon-formal education provides different teaching strategies that can be used by teachers of all disciplines, as it is the case of field trips. The data collected in this research describes the importance of field trips in the teachinglearning process, focusing on the Ecological Marathon held in the year 2017 by students of a school in the city of Barueri, São Paulo. The Ecological Marathon aims to raise awareness among students about environmental issues and sustainable development. During the two days of the Marathon, several activities are carried out in the different ecosystems of the Atlantic Forest biome, group dynamics in the Historic Center of São Sebastião – São Paulo, along together with workshops and lectures on recycling, consumerism, water waste and the indiscriminate use of natural resources. Teaching has never been an easy task, as teachers must find ways to spark students’ interest and field trips may be applied in this sense, generating knowledge through new experiences. There is a diversity of field trips that might be integrated into the teaching program of the various disciplines and even more interesting are the multidisciplinary field trips, which makes it possible to work the contents of a great variety of disciplines in conjunction, introducing students to new ways of learning, as it is the case of the Ecological Marathon that is related to the disciplines of science, history, geography and arts, developing in the students the perception of what science is, together with a critical sense about the importance of the conservation of historical heritage as well as the diverse ecosystems, creating this way a wider understanding about the relation between the human being and the environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMaratonapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMarathon runningpt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleContribuições dos estudos do meio na aprendizagem de ciênciaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA educação não formal apresenta diferentes recursos de aprendizagem que podem ser utilizados pelos professores de todas as disciplinas, como é o caso dos estudos do meio. O levantamento de dados realizado nessa pesquisa descreve a importância dos estudos do meio para o processo de ensino aprendizagem, focando na Maratona Ecológica realizada no ano de 2017 por alunos de uma escola do município de Barueri-SP. A Maratona Ecológica tem por objetivo a sensibilização dos alunos com relação à problemática ambiental e a conscientização acerca do desenvolvimento sustentável, durante os dois dias da Maratona são desenvolvidos diversas atividades nos diferentes ecossistemas do bioma Mata Atlântica, uma dinâmica no Centro Histórico de São Sebastião, além de oficinas e palestras sobre reciclagem, consumismo, desperdício de água e o uso indiscriminado dos recursos naturais. Ensinar nunca foi tarefa fácil, pois o professor precisa de alguma forma despertar o interesse nos alunos e os estudos do meio podem ser aliados nesse sentido, gerando o conhecimento através de novas experiências. Existe uma diversidade de estudos do meio que podem se integrar ao programa de ensino das diversas disciplinas e, ainda mais interessante, são os estudos do meio multidisciplinares, que permitem trabalhar em conjunto os conteúdos das mais variadas disciplinas, proporcionando aos alunos a descoberta de novas formas de aprendizagem, como é o caso da Maratona Ecológica que está relacionada com as disciplinas de ciências, história, geografia e artes, criando nos alunos uma percepção do que é ciência, além de desenvolver um senso critico sobre a importância da conservação do patrimônio histórico e dos diversos ecossistemas, gerando assim um maior entendimento sobre a relação ser humano e meio ambiente.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee1Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee2Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee3Cedran, Jaime da Costa
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
contribuicoesestudosmeioaprendizagem.pdf2,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.