Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21826
Título: Comportamento alimentar dos adolescentes
Autor(es): Galera, Daiane Aparecida
Orientador(es): Sarmento, Cleonice Mendes Pereira
Palavras-chave: Qualidade de vida
Exercícios físicos
Hábitos alimentares
Nutrição
Quality of life
Exercise
Food habits
Nutrition
Data do documento: 13-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GALERA, Daiane Aparecida. Comportamento alimentar dos adolescentes. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática aprender habilidades e possíveis estratégias psicológicas, cognitivas e comportamentais que auxiliem adolescentes a desenvolverem corpo e mente saudáveis por meio de melhoria de seus hábitos alimentares e aumento de atividade física, ou seja, promover que adquiram um estilo de vida salutar que lhes propiciem uma melhor qualidade de vida. Posteriormente, tencionou-se mapear o comportamento alimentar desses jovens, estimando a frequência que se alimentam, quais alimentos ingerem e em quais locais isso acontece, bem como correlacionar estas práticas com variáveis comportamentais, socioeconômicas e tempo de lazer com televisão, videogame e computador. Para tal, foi escolhido como amostragem um grupo de 28 adolescentes, todos pertencentes à Escola Estadual Maria Magdalena de Oliveira D. Cota, localizada no município de Tarumã, São Paulo. Após o cálculo do IMC (índice de massa corporal), foi aplicado a esses jovens questionários que visavam obter informações sobre a média do comportamento alimentar desse grupo, o que tornaria possível identificar possíveis fatores que contribuíam para uma má alimentação e, por consequência, obesidade precoce, além de outros problemas de saúde. Depois dessa fase, tanto os entrevistados quanto seus pais ou responsáveis, receberam separadamente orientações e sugestões com o intuito de adequar, ou mesmo melhorar, os hábitos alimentares desses jovens, conciliando-o com práticas esportivas e atividades físicas que, somados, promoverão benefícios, tanto ao corpo quanto a mente dessas pessoas, que por sua vez se tornarão adultos mais saudáveis e conscientes sobre como deverão proceder com suas gerações futuras, gerando assim um ciclo positivo. Finalmente, toda essa pesquisa e trabalho serviram para formular um plano de mudança base, que poderá ser aplicado também a outros grupos, respeitando-se obviamente particularidades regionais, sociais, culturais, físicas, entre outras.
Abstract: The aim of this work is to learn skills and psychological, cognitive and behavioral strategies that will help teenagers to develop sound mind and body through their eating habits and physical activities. Our aim, therefore, is to promote a life style that will increase the quality of life among teenagers. Another aim of this work is to map the eating habits of teenagers, measuring the frequency they eat, what they eat and in which places. The data is correlated to behavioral and socioeconomic variables and time spent watching television, playing videogame and using computer. The 28 teenagers here studied are all from the Escola Estadual Maria Magdalena de Oliveira D. Cota, in Tarumã, São Paulo. After having their BMI (body mass index) measured, the teenagers answered questions regarding their eating habits, which allows us to identify possible factors that contribute to poor diet and, consequently, obesity and other health problems. After that, the teenagers and their parents or guardians received separately guidelines and suggestions on how to improve their eating habits, combining it with sports and physical activities. A better diet combined with more physical activities will improve the corporal and mental health of those teenagers, which in turn will influence future generations, creating a positive cycle. Finally, all this research allows the formulation of a basic plan of action, which can also be applied to other groups, obviously respecting regional, social, cultural, physical and others differences.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21826
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_16.pdf880,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.