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Título: Coleta seletiva e percepção ambiental em alunos do ensino fundamental no município de Monteiro Lobato - SP
Autor(es): Silva, Gerusa Corrá da
Orientador(es): Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
Palavras-chave: Lixo - Eliminação
Coleta seletiva de lixo
Aprendizagem perceptiva
Refuse and refuse disposal
Refuse collection
Perceptual learning
Data do documento: 13-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Gerusa Corrá da. Coleta seletiva e percepção ambiental em alunos do ensino fundamental no município de Monteiro Lobato - SP. 2014. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho discute o conhecimento dos alunos do ensino fundamental II, do município de Monteiro Lobato - SP, sobre as questões do lixo. O município enfrentou problemas na coleta seletiva, que deixou de ser realizada por vários meses e foi reimplantada no início de 2014. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a aplicação de questionários e posteriormente a análise dos dados, na intenção de avaliar o comportamento dos alunos em relação às questões relativas ao descarte de resíduos, coleta seletiva, reciclagem e reaproveitamento com o objetivo de analisar o conhecimento, e hábito dos alunos nas residências e na escola. Além disso procurou-se inferir a participação na coleta seletiva, e o conhecimento dos alunos sobre os problemas causados pela disposição inadequada dos resíduos, como também a responsabilidade do município em relação a reciclagem e como é feita a reciclagem, na tentativa de conscientizar e valorizar as práticas de reciclagem e reaproveitamento para a conservação do meio ambiente. A escola vem como aliada e deve ser ressaltada como um elemento para a transformação da comunidade. Por meio da percepção ambiental podem-se estabelecer instrumentos de sensibilização em busca de uma conscientização, mudanças de atitudes visando a melhoria da qualidade ambiental, assim como sua preservação e conservação. Sabendo que o lixo é um dos maiores problemas que afetam diretamente todas as questões sociais e ambientais e conforme analisado no presente trabalho é necessário maiores incentivos em educação ambiental na tentativa de conscientizar os alunos e a população, pois foi possível concluir que a coleta seletiva, a reciclagem e o reaproveitamento de materiais ainda são assuntos que devem ser muito abordados entre os alunos. A grande maioria não realiza essas práticas para a melhoria da destinação do lixo. É necessária uma maior sensibilização e compreensão da importância de ações para promover uma conscientização dos alunos e comunidade na separação e destinação correta do lixo na tentativa de evitar possíveis problemas ao meio ambiente e contribuir para a uma melhoria do meio em que vivemos.
Abstract: This paper discusses the knowledge of elementary school students II, the city of Monteiro Lobato - SP, on waste issues. The city faced problems in selective collection, which is no longer held for several months and was redeployed in early 2014. The technique used for data collection was the application of questionnaires and then analyze the data in an attempt to evaluate the behavior students on the issues relating to waste disposal, waste sorting, recycling and reuse in order to analyze the knowledge and habits of students in homes and at school. In addition we tried to infer participation in selective collection, and the students' knowledge about the problems caused by improper disposal of waste, as well as the municipality's responsibility for recycling and how recycling is done in an attempt to raise awareness and value recycling and reuse practices for the conservation of the environment. The school comes as an ally and should be emphasized as an element for the transformation of the community. Through environmental awareness can be established awareness tools in search of an awareness, change attitudes aimed at improving environmental quality, as well as preservation and conservation. As discussed in the present work is needed greater incentives in environmental education in an attempt to educate students and the public, because it was concluded that the selective collection, recycling and reuse of materials are still issues that must be addressed much among students. Most do not realize these practices to improve the disposal of waste. Increased awareness and understanding of the importance of actions to promote awareness of students and the community in the separation and proper disposal of garbage is required in an attempt to avoid possible problems to the environment and contribute to an improvement of the environment in which we live.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21847
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