Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21855
Título: Desmotivação escolar
Título(s) alternativo(s): Demotivation school
Autor(es): Souza, Adriana Bueno
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Motivação na educação
Aprendizagem
Ensino
Motivation in education
Learning
Teaching
Data do documento: 27-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SOUZA, Adriana Bueno. Desmotivação escolar. 2015. 31 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: No processo ensino aprendizagem acredita-se que a motivação deve estar presente em todos os momentos. Cabe aos professores facilitar a construção do processo de formação, influenciando o aluno no desenvolvimento da motivação da aprendizagem. O relato desta pesquisa teve como objetivo investigar a realidade do ambiente de trabalho de professores e alunos. Constatou-se que os professores precisam motivar seus alunos para o ensino, e para isso necessitam estar motivados. Desta forma surgem as seguintes conclusões: a qualidade de ensino deve ser melhorada e deve-se combater a evasão escolar. Daí a importância do diagnóstico oferecido, poi a partir dele, podem ser propostas ações para diminuição da evasão escolar. Conclui-se sobre a necessidade do desenvolvimento de um plano pedagógico, valorizando as experiências dos alunos e levando em consideração o aprendizado anteriormente adquirido. É necessário a realização de uma adequação visando uma efetiva busca pelo crescimento e desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal. Relativamente ao impacto da desmotivação no desempenho do professor, concluí-se que são vários os fatores de desmotivação que têm impacto no desempenho do docente. No entanto, também se concluiu que, apesar de todos os constrangimentos a que está sujeito, o professor participa em todas as atividades da escola/agrupamento e faz tudo em prol do sucesso dos alunos, sendo este exercício docente um fator de satisfação profissional.
Abstract: In this process of teaching instruction trade school we believe that the motivation can be present all the moments. The teacher has to facilitate the construction of this formatem process, in order to influence the students on this develop and in this motivation for the trade school. The mention of this search that had like objective to investigate wow the teacher motivate their students and petition can be use for this we proved that the teachers of school need motivate their students for the teaching instruction and for this it’s necessary the students to be motiva Ted tôo for realize creative and involve activities. Thus come the following conclusions: the quality of teaching should be improved and should deal wilth dropouth. Hence the importance of the diagnosis ófrio, as it my make possible proposal of actions to reduce dropout on high school. It is concluded on the need to develop na educacional plan designed highlighting the experiences of the student and ta king into account the previously acquired learning. It is necessary to perform an adjustment to guarantee this audience interes, ai Ming to an effective porções of growth and intelectual development, profissional and personal. Regarding to the impact of demotivation on the performance of teaching professem, it was concluded that there are several demotivation factors. Nevertheless, it was also concluded that despite all the constraints they have to face, teachers participate in all the activities of the school/schools group and do everything for the sake of student success, this teaching practice being a factor of Professional satisfaction.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21855
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_4.pdf525,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.