Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFelix, Camila Danielle de Souza
dc.date.accessioned2020-11-24T19:17:07Z-
dc.date.available2020-11-24T19:17:07Z-
dc.date.issued2014-12-06
dc.identifier.citationFELIX, Camila Danielle de Souza. A influência das metodologias no ensino de ciências em uma escola pública do município de Rancho Alegre D’Oeste – PR. 2014. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21858-
dc.description.abstractIn Brazil, the teaching of science has undergone major reforms as Science and technology have gain edgreat proportions in our modern and increasingly globalized society, is essential in the economy, culture, and development of the country as a whole. Thus, it becomes essential, high-quality education to which students become more capable, more prepared citizen, a scientific education that provides students with critical development, scientific knowledge, and interest in the classroom. Thereafter, a comparison of different scenarios and realities one must think in a diverse school, which students can develop the scientific thinking, teaching that arouses most interest, that is dynamic and attractive. Within this specificity, the present study was to correlate the didactic concepts used within the science education and its influence on student learning, given the materials that teachers use in their classrooms when teaching scientific content. The study was conducted in two phases: data collection through questionnaires given to the students and other teachers in order to obtain information on the use of new methodologies and the second moment, which consisted of a classroom with educational games on mathematics, to observe the behavior and getting feedback from students about these types of classes. The results revealed showed such difficulties by teachers are preparing for preparer no most dynamic and different classes due to lack of time, lack of resources, behavior and commitment of the students. Moreover, students consider this type of very positive methodology. Thus, it was realized how much the education need sofa this type of classroom where students feel more motivated and learn better, since the class with games surprised by the participation and learning of students involved in the study, providing educational materials to dialogue and break stigmas regarding Mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleA influência das metodologias no ensino de ciências em uma escola pública do município de Rancho Alegre D’Oeste – PRpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, o ensino de Ciências passou por grandes reformas a medida que a Ciência e a tecnologia ganharam grandes proporções em nossa sociedade cada vez mais moderna e globalizada, sendo essencial na economia, cultura, e desenvolvimento do país como um todo. Assim, torna-se essencial, um ensino de qualidade, ao qual os alunos tornem-se mais aptos, cidadão mais preparados, um ensino cientifico que proporcione aos alunos desenvolvimento critico, conhecimento cientifico, e interesse em sala de aula. A partir daí a comparação de diferentes cenários e realidades é preciso pensar em um ensino diversificado, ao qual os alunos possam desenvolver o pensamento cientifico, um ensino que desperte mais interessem, que seja dinâmico e atraente. Dentro dessa especificidade, o presente estudo teve como objetivo relacionar as concepções didáticas usadas dentro do ensino de ciências e sua influência na aprendizagem dos alunos, tendo em vista os materiais que os professores utilizam em suas aulas na hora de ensinar um conteúdo científico. O estudo foi realizado em dois momentos: a coleta de dados por meio de questionários aplicados aos alunos e outro aos professores, a fim de obter informações sobre o uso das novas metodologias, e o segundo momento, que consistiu em uma aula com jogos didáticos sobre matemática, para observar o comportamento e saber a opinião dos alunos sobre estes tipos de aulas. Os resultados obtidos revelaram mostraram tamanha dificuldades por parte dos professores encontram para o preparo de aulas mais dinâmicas e diferentes, devido à falta de tempo, falta de recursos, comportamento e comprometimento dos alunos. Por outro lado, os alunos consideram este tipo de metodologia muito positiva. Assim, percebeu-se o quanto o ensino necessita deste tipo de aula, onde os alunos sentem-se mais motivados e aprendem melhor, já que, a aula com os jogos surpreendeu pela participação e aprendizado dos alunos envolvidos no estudo, possibilitando com materiais didáticos o diálogo e quebra de estigmas em relação a Matemática.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_10.pdf414,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.