Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21866
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Alessandra Grillo | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T19:17:45Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T19:17:45Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Alessandra Grillo. Utilização de TICs por professores do ensino de ciências no município de Ibiúna/SP. 2015. 36 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21866 | - |
dc.description.abstract | This work had as its theme the survey of the use of Information and Communication Technologies - ICTs in science classes. Initially held a reflection on the importance of ICTs in daily life and in the school environment, aspects such as legislation in the field of education related to ICTs and the role of teachers were also discussed. They were later detailed the main survey results conducted with teachers who give classes in the discipline of Science in four state schools located in central city of Ibiúna - SP. This study aimed to investigate how these teachers are developing their pedagogical practices from the technological resources they have. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Information technology | pt_BR |
dc.subject | Methodology | pt_BR |
dc.subject | Learning strategies | pt_BR |
dc.title | Utilização de TICs por professores do ensino de ciências no município de Ibiúna/SP | pt_BR |
dc.title.alternative | Use of ICTs for science education teachers in the municipality of Ibiúna/SP | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como temática o levantamento do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs nas aulas de Ciências. Inicialmente realizou-se uma reflexão sobre a importância das TICs no cotidiano das pessoas e no ambiente escolar, aspectos como a legislação no campo da Educação referente às TICs e a atuação dos professores também foram discutidos. Posteriormente, foradetalhados os principais resultados de levantamento realizado com professoras que ministram aulas na disciplina de Ciências em quatro escolas estaduais localizadas na região central da cidade de Ibiúna – SP. Este trabalho visou investigar como estas professoras estão desenvolvendo suas práticas pedagógicas a partir dos recursos tecnológicos que possuem. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sobjak, Ricardo | |
dc.contributor.referee1 | Sobjak, Ricardo | |
dc.contributor.referee2 | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | |
dc.contributor.referee3 | Sarmento, Cleonice Mendes Pereira | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_I_2014_5.pdf | 814,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.