Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21866
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Alessandra Grillo
dc.date.accessioned2020-11-24T19:17:45Z-
dc.date.available2020-11-24T19:17:45Z-
dc.date.issued2015-11-28
dc.identifier.citationSANTOS, Alessandra Grillo. Utilização de TICs por professores do ensino de ciências no município de Ibiúna/SP. 2015. 36 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21866-
dc.description.abstractThis work had as its theme the survey of the use of Information and Communication Technologies - ICTs in science classes. Initially held a reflection on the importance of ICTs in daily life and in the school environment, aspects such as legislation in the field of education related to ICTs and the role of teachers were also discussed. They were later detailed the main survey results conducted with teachers who give classes in the discipline of Science in four state schools located in central city of Ibiúna - SP. This study aimed to investigate how these teachers are developing their pedagogical practices from the technological resources they have.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleUtilização de TICs por professores do ensino de ciências no município de Ibiúna/SPpt_BR
dc.title.alternativeUse of ICTs for science education teachers in the municipality of Ibiúna/SPpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática o levantamento do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs nas aulas de Ciências. Inicialmente realizou-se uma reflexão sobre a importância das TICs no cotidiano das pessoas e no ambiente escolar, aspectos como a legislação no campo da Educação referente às TICs e a atuação dos professores também foram discutidos. Posteriormente, foradetalhados os principais resultados de levantamento realizado com professoras que ministram aulas na disciplina de Ciências em quatro escolas estaduais localizadas na região central da cidade de Ibiúna – SP. Este trabalho visou investigar como estas professoras estão desenvolvendo suas práticas pedagógicas a partir dos recursos tecnológicos que possuem.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sobjak, Ricardo
dc.contributor.referee1Sobjak, Ricardo
dc.contributor.referee2Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça
dc.contributor.referee3Sarmento, Cleonice Mendes Pereira
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_5.pdf814,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.