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dc.creatorSilva, Milca Ester Neri Leite da
dc.date.accessioned2020-11-24T19:18:34Z-
dc.date.available2020-11-24T19:18:34Z-
dc.date.issued2014-11-29
dc.identifier.citationSILVA, Milca Ester Neri Leite da. O uso de práticas de pesquisa de campo no ensino de ciências no ensino público. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21876-
dc.description.abstractField activities are an important strategy for teaching science, since they allow to explore a wide diversity of content, motivate learners, allow direct contact with the environment and a better understanding of the phenomena. For this it is essential that they are well prepared and properly explored. Furthermore, it is important for teachers to work together and explore the interdisciplinary field activities, allowing overcoming obstacles and make them more frequent and better strategies used in school practice. The work was conducted with teachers who teach in the Valinhos city’s schools, and aimed to investigate the possibilities of viability of laboratory activities in state schools and assist teachers in conducting experimental activities through the creation of a set of scripts for experimental activities. Although many difficulties have arisen during the process, motivation and engagement demonstrated by the teachers interviewed confirmed the didactic potential of this mode of education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleO uso de práticas de pesquisa de campo no ensino de ciências no ensino públicopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAs atividades de campo constituem importante estratégia para o ensino de Ciências, uma vez que permitem explorar uma grande diversidade de conteúdo, motivam os estudantes, possibilitam o contato direto com o ambiente e a melhor compreensão dos fenômenos. Para tanto, é imprescindível que sejam bem preparadas e adequadamente exploradas. Além disso, é importante que os professores trabalhem juntos e explorem as atividades de campo de forma interdisciplinar, permitindo superar entraves e torná-las estratégias mais frequentes e melhor utilizadas na prática escolar. O trabalho foi realizado com professores que lecionam em Escolas Estaduais do município de Valinhos, SP, e teve como objetivo investigar as possibilidades de viabilização de atividades de laboratório nas escolas estaduais, bem como auxiliar os professores na realização de atividades experimentais por meio da criação de um conjunto de roteiros de atividades experimentais. Embora muitas dificuldades tenham surgido no decorrer do processo, a motivação e o envolvimento demonstrados pelos professores entrevistados confirmam o potencial didático dessa modalidade de ensino.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Periotto, Fernando
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
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