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dc.creatorAlonso, Alex Sandro Silva da
dc.date.accessioned2020-11-24T19:18:39Z-
dc.date.available2020-11-24T19:18:39Z-
dc.date.issued2015-11-20
dc.identifier.citationALONSO, Alex Sandro Silva da. A música como processo do desenvolvimento cognitivo na educação infantil. 2015. 42 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21877-
dc.description.abstractThe aim of this study is to highlight the importance of using music as diffuse or punctual tool to approach different ways of understanding the learning absorsoes in different sciences.The process of music education in this new century, in the age of multimedia, continues to be very demanding, and the teacher, in turn, is increasingly lacking in information to significantly contribute to the child's musical aesthetic development. It was conducted a qualitative research, with the participation of six teachers, 20 to 50, and 100 students, 10- 16 years of two private schools in the city of São José dos Campos (SP). There wasn´t a previous selection of respondents that did not have interference in the survey. The return of the teachers was unanimous (100%), all said that music contributes to the construction of knowledge of children and adolescents. It was observed that the students listen to music to relax (29%) at the time of playing sports (30%) and study (25%) and 16 did not respond. Once the concept had been that the song "distract" students in school assignments, but now seems to have become the opposite, because the disposition and attention span are favored with the sound accompanying tasks. It was noted that there is among the surveyed students a homogeneous group, as each takes the music in a different way, a fact that depends on the social context in which it is inserted, namely lifestyle, fashions, ways of behavior, desires, creating identity, identification with idols, the ability to rejoice or disposition of control.Music has great influence on cognitive development and social skills, moral and emotional needs of students, in the construction of knowledge, and in moral aspects of conducts and behaviors .pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectComunicação na músicapt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectCommunication in musicpt_BR
dc.titleA música como processo do desenvolvimento cognitivo na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeMusic as the cognitive development process in early childhood educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é destacar a importância de se utilizar a musica como ferramenta difusa ou pontual para acercar diferentes formas de compreender as absorsoes de aprendizado em diferentes ciências.O processo de educação musical, neste início de século, na era da multimídia, continua sendo muito exigente, e o professor, por sua vez, está cada vez mais carente de informações para contribuir significativamente no desenvolvimento estético musical da criança. Conduziu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com a participação de 6 professores, de 20 a 50 anos, e 100 alunos, de 10 a 16 anos, de 2 escolas particulares de São José dos Campos (SP). Não houve uma prévia seleção dos entrevistados para que também não tivesse interferência na pesquisa. O retorno dos professoresfoi unânime (100%), ou seja, todos afirmaram que a música contribui para a construção do conhecimento de crianças e adolescentes. Observou-se que os alunos ouvem música para descansar (29%), no momento da prática de esportes(30%) e para estudar(25%) e que 16 não responderam. Outrora, tinha-se o conceito de que a música “distraia” os alunos das tarefas escolares, mas atualmente parece terse transformado no oposto, pois a disposição e a capacidade de concentração são favorecidas com o som que acompanha as tarefas. Notou-se que nãohá dentre os alunos investigados, um grupo homogênio, pois cada um aproveita a música de uma maneira diferente, fato que depende do contexto social ao qual está inserido, ou seja, estilo de vida, modas, formas de condutas, anseios, criação de identidade, identificação com ídolos, recurso para alegrar-se ou controle de disposição. Verifiou-se que a música tem grande influência no desenvolvimento cognitivo e de habilidades sociais, morais e emocionais.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
dc.contributor.referee1Mendonça, Sarapathy Naidoo Terroso Gama de
dc.contributor.referee2Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
dc.contributor.referee3Sahade, Roseli
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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