Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto, Aline Daniele Santiago
dc.date.accessioned2020-11-24T19:19:36Z-
dc.date.available2020-11-24T19:19:36Z-
dc.date.issued2015-12-12
dc.identifier.citationPINTO, Aline Daniele Santiago. Abordagem CTS no ensino de física: a evolução do conhecimento por meio da produção de eletrônicos no 9º ano do ensino fundamental. 2015. 34 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21888-
dc.description.abstractThis monograph presents a survey of students in the 9th grade of elementary education at a school of the western region of São Paulo. The objective was to insert a methodological approach with CTS approach to teaching physics concepts. The CTS approach is a line of research that has been developed in Brazil over the past 20 years and, even though it be a line of research and science teaching methodology is still little explored in the school context. The knowledge in natural sciences and technologies presents education as essential for the formation of citizens. The physical education and other areas of the natural sciences, makes up the body of knowledge necessary for civic education. In the survey the students were invited to attend a series of classes where they had the opportunity to experience the knowledge of physics concepts by building a simple engine and to reflect on the need for technological development for today's society. The classes also allowed discutisses students and reflect on the impact of new technologies in nature. The survey data were collected through questionnaires before and after the experiment and the discussion about the environmental issue. The results presented in Tables 1 and 2 allow the inference that the approach taken was satisfactory, as there have been advances regarding the appropriation of concepts related to the developed experiment and social issues.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.subjectMagnetismopt_BR
dc.subjectAvaliação de riscos ambientaispt_BR
dc.subjectElectricitypt_BR
dc.subjectMagnetismpt_BR
dc.subjectEnvironmental risks assessmentpt_BR
dc.titleAbordagem CTS no ensino de física: a evolução do conhecimento por meio da produção de eletrônicos no 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeCTS approach in teaching physics: the evolution of knowledge through electronic productionpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente monografia, apresenta uma pesquisa realizada com alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da região oeste do Estado de São Paulo. O objetivo da pesquisa foi inserir uma abordagem metodológica com enfoque CTS para o ensino de conceitos de física. A abordagem CTS é uma linha de pesquisa que vem sendo desenvolvida no Brasil ao longo dos últimos 20 anos e, apesar de se constituir como linha de pesquisa e metodologia de ensino de ciências ainda é pouco explorada no contexto escolar. O conhecimento em ciências naturais e suas tecnologias se apresentam na educação como imprescindível para a formação de cidadãos. O ensino de física, bem como as outras áreas das ciências naturais, compõe o conjunto de conhecimentos necessários para a formação cidadã. Na pesquisa realizada os alunos foram convidados a participar de uma sequência de aulas em que tiveram a oportunidade de experimentar o conhecimento de conceitos físicos através da construção de um motor simples e a refletir sobre a necessidade do desenvolvimento tecnológico para a sociedade atual. As aulas também permitiram que os alunos discutissem e refletissem sobre os impactos das novas tecnologias sob a natureza. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de questionários aplicados antes e depois da realização do experimento e da discussão à cerca da questão ambiental. Os resultados apresentados nas tabelas 1 e 2 permitem a inferência de que a abordagem realizada foi satisfatória, pois houveram avanços com relação a apropriação dos conceitos relacionados ao experimento desenvolvido e às questões sociais.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Kavanagh, Edward
dc.contributor.advisor-co1Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.contributor.referee1Kavanagh, Edward
dc.contributor.referee2Kavanagh, Edward
dc.contributor.referee3Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_7.pdf629,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.