Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21911
Título: Educação ambiental, coleta seletiva e reciclagem
Título(s) alternativo(s): Environmental education, selective collection and recycling
Autor(es): Vilvert, Amanda Junkes
Orientador(es): Costa, Michelle Budke
Palavras-chave: Conscientização
Redução de resíduos
Lixo - Eliminação
Awareness
Waste minimization
Refuse and refuse disposal
Data do documento: 5-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VILVERT, Amanda Junkes. Educação ambiental, coleta seletiva e reciclagem. 2015. 43 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como temática a importância da separação do lixo, da conscientização dos alunos e a correta destinação do lixo que é produzido nas residências diariamente. Com o elevado crescimento populacional dos últimos séculos, é possível verificar o incessante aumento da produção de lixo. Para minimizar os riscos potenciais da destinação de todo o lixo que é produzido, toma-se algumas atitudes conhecidas como redução, coleta seletiva e reciclagem desses resíduos. Em decorrência disto, a pesquisa desenvolvida almeja discutir as influências do lixo na sociedade moderna bem como os processos necessários para a redução dos impactos causados. Para isto, serão destacados os reflexos do desenvolvimento de trabalhos educacionais onde os alunos possam perceber a importância da Coleta Seletiva e da Reciclagem adotando assim o hábito de praticar a separação adequada dos resíduos produzidos na escola, em seus lares e outras localidades. A metodologia de pesquisa utilizada para o alcance destes objetivos baseou-se em análises bibliográficas, aplicação de um projeto com alunos do 5º ano do ensino Fundamental da Escola Nossa Senhora Aparecida, localizada no município de Iporã, Paraná. O desenvolvimento deste projeto proporcionou aos alunos adquirir o conhecimento sobre os diversos aspectos relacionados à temática e a busca da reflexão na mudança de hábitos e na separação dos resíduos produzidos na escola e em suas casas. Os resultados puderam ser evidenciados pela visita ao Centro de Triagem e pela participação ativa em uma atividade prática de confecção de objetos ou brinquedos utilizando materiais recicláveis e pelo questionário respondido pelos alunos que participaram do desenvolvimento do projeto, onde puderam perceber a real importância da Coleta Seletiva e da Reciclagem para a sociedade e para o meio ambiente. Com o conhecimento adquirido espera-se que o aluno possa atuar eficazmente na sociedade em que vive, e que este trabalho possa contribuir para a formação de indivíduos críticos, comprometidos com a melhoria do meio ambiente e com o aumento da qualidade de vida, pois o futuro depende da contribuição e das atitudes de cada cidadão.
Abstract: This work had as its theme the importance of waste separation, the awareness of students and the proper disposal of the waste that is produced in homes daily. With the high population growth of the last few centuries, you can check the incessant increase in waste production. To minimize the potential risks of disposal of all waste that is produced, it takes some attitudes known as reduction, selective collection and recycling of such waste. As a result, the developed research aims to discuss the trash influences in modern society as well as the processes needed to reduce the impacts. For this, the consequences will be separated from the development of educational work where students can realize the importance of selective collection and recycling thus adopting the habit of practicing proper separation of waste produced at school, in their homes and elsewhere. The research methodology used to achieve these objectives was based on bibliographic analysis, application of a project with students of the 5th year of elementary school at the School Our Lady of Aparecida, in the municipality of Iporã, Paraná. The development of this project provided students acquire knowledge about the various aspects related to the theme and the pursuit of reflection on changing lifestyle and separation of waste produced at school and in their homes. The results could be evidenced by the visit to the Screening Center and the active participation in practical activity of making objects or toys using recycled materials and the questionnaire answered by the students who participated in the project development, which could realize the real importance of Selective Collection and recycling for society and for the environment. With the knowledge gained it is expected that the student can act effectively in society you live in, and that this work may contribute to the formation of critical individuals, committed to improving the environment and improving the quality of life for the future depends on the contribution and attitudes of each citizen.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21911
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_10.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.