Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21935
Título: Atividades práticas facilitadoras para o ensino do reino monera
Autor(es): Javaroni, Edivaldo
Orientador(es): Periotto, Fernando
Palavras-chave: Bactérias
Ensino - Metodologia
Prática de ensino
Bacteria
Teaching - Methodology
Student teaching
Data do documento: 4-Jun-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: JAVARONI, Edivaldo. Atividades práticas facilitadoras para o ensino do reino monera. 2011. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
Resumo: Este trabalho apresenta um roteiro de atividades práticas para o estudo do reino Monera dentro da disciplina de Ciências com o propósito de demonstrar a importância da aplicação destas como ferramentas auxiliares no ensino. O roteiro foi desenvolvido e aplicado na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Núcleo de Interação Educativa” – NIE, no município de Jaú – SP com 30 alunos do 7º ano do ensino fundamental II. Para a coleta dos dados envolvendo a assimilação do conteúdo foi utilizado um questionário aplicado antes e após as atividades práticas. Os resultados demonstram uma evidente melhora no aproveitamento do processo ensino-aprendizagem em sala pelos alunos, comprovando a relevância de tais ferramentas para o aprendizado discente, o que contempla o previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional uma vez que auxilia no desenvolvimento de indagações e na busca das respostas, construindo o conhecimento.
Abstract: This paper presents a roadmap of practical activities for studying the kingdom Monera within the discipline of science with the aim of demonstrating the importance of implementing these as aids in teaching. The script was developed and applied in Preschool and Elementary School "Educational Nucleus Interaction" - NIE in the city of Jau - SP with 30 students in the 7th year of elementary school II. To collect data involving the assimilation of the content was used a questionnaire administered before and after the practical activities. The results show a clear improvement in the utilization of the teaching-learning in the classroom by students, proving the relevance of such tools for student learning, which includes the provisions of Law of Directives and Bases of National Education as it assists in developing questions and search for answers, constructing knowledge.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21935
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2011_1_33.pdf824,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.