Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21949
Título: | A importância da avaliação no processo ensino aprendizagem na disciplina de ciências |
Autor(es): | Santos, Rosemary Alvarenga dos |
Orientador(es): | Costa, Michelle Budke |
Palavras-chave: | Avaliação Conhecimento e aprendizagem Motivação na educação Evaluation Knowledge and learning Motivation in education |
Data do documento: | 7-Dez-2012 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SANTOS, Rosemary Alvarenga dos. A importância da avaliação no processo ensino aprendizagem na disciplina de ciências. 2012. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. |
Resumo: | Este trabalho apresenta reflexões acerca da importância da avaliação no processo ensino aprendizagem na disciplina de ciências. Por conceber o conceito de avaliação em sua complexidade o estudo buscou apresentar, estatisticamente, as formas de avaliação que mais despertam a motivação do aluno, e se a avaliação está a serviço ou não da aprendizagem. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Pioneiros e no Colégio Estadual Jorge Shimmelpfeng, de Foz do Iguaçu. Para alcançar o objetivo proposto optou-se por uma metodologia de cunho bibliográfico documental, cujo desenvolvimento amparou-se em uma pesquisa baseada no método de levantamento, seguido de uma análise quantitativa. No contexto atual, visando compreender a aplicabilidade dos conteúdos ministrados no processo de ensino e estes relacionados ao cotidiano do aluno, torna-se necessário verificar, questionar e analisar as melhores formas de avaliação. Deste modo, percebeu-se a contribuição do estudo não somente para a sociedade, como também para os profissionais da educação, proporcionando uma prática pedagógica justa, coerente e de qualidade que se aplique à realidade escolar. |
Abstract: | This paper presents reflections on the importance of assessment in the learning process in the discipline of science. By conceiving the concept of evaluation in its complexity the study sought to provide, statistically, more evaluation forms that evoke student motivation, and if the evaluation is not learning or service. The research was conducted at the State School in State College Pioneers and Jorge Shimmelpfeng of Foz do Iguaçu. To achieve our objective we chose a methodology for documentary stamp literature, whose development bolstered up in a search based on the survey method, followed by a quantitative analysis. In the current context, to understand the applicability of the content taught in the teaching process and are related to the student's everyday life, it becomes necessary to examine, question and analyze how best assessment. Thus, it was noted the contribution of the study not only for society but also for education professionals, providing a pedagogical practice fair and consistent quality that applies to school reality. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21949 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_III_2012_68.pdf | 764,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.