Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21960
Título: | Avaliação da eficiência da aplicação de aulas práticas no ensino de ciências naturais |
Autor(es): | Grassi, Daiana |
Orientador(es): | Câmara, Carla Daniela |
Palavras-chave: | Ensino - Metodologia Ensino - Meios auxiliares Aprendizagem experimental Aprendizagem por atividades Teaching - Methodology Teaching - Aids and devices Experiential learning Active learning |
Data do documento: | 2-Jul-2011 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | GRASSI, Daiana. Avaliação da eficiência da aplicação de aulas práticas no ensino de ciências naturais. 2011. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Foz do Iguaçu, 2011. |
Resumo: | É notória a importância das aulas de Ciências Naturais no desenvolvimento dos alunos, tanto intelectualmente, como no processo de formação dos cidadãos, portanto neste trabalho o objetivo é avaliar o uso de aulas praticas no ensino de Ciências. Para isto baseou-se em pesquisas bibliográficas já existentes sobre o assunto que abordam de maneira simples e eficaz alguns métodos de ensino de Ciências Naturais e também em análises de questionários respondidos pelos alunos e professores. Diante dessas considerações concluiu-se que para um aprendizado eficaz, são necessárias adaptações por parte das instituições para que essa modalidade de ensino na disciplina de Ciências Naturais torne-se um instrumento integrante na formação dos alunos. |
Abstract: | The study aimed to evaluate the use of practical classes in teaching sciences. The methodological approaches included literature review and questionnaires applied to the students before and after practical classes, in order to evaluate the knowledge obtained with practical activities and without that. In addition, it was made an interview with teachers, intending to investigate the main difficulties they find when developing practical activities during science classes. From the results, it can be concluded that for effective learning, adaptation are necessary by the institutions, in order to get an integral tool in the learning of sciences. The answers obtained from the students indicated that practical classes could improve their knowledge. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21960 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_2011_1_32.pdf | 263,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.