Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21975
Título: A importância da experimentação na formação inicial e suas implicações no processo de ensino e na práxis dos professores de ciências
Autor(es): Santos, Paula Regina dos
Orientador(es): Santos, Cleverson Gonçalves dos
Palavras-chave: Professores - Formação
Prática de ensino
Professores de ciência
Teachers, Training of
Student teaching
Science teachers
Data do documento: 7-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Paula Regina dos. A importância da experimentação na formação inicial e suas implicações no processo de ensino e na práxis dos professores de ciências. 2013. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Partindo do pressuposto que a formação docente deve ser um processo contínuo de aquisição de conhecimento para o exercício da docência e construção da identidade profissional, o presente trabalho propõe uma reflexão sobre a importância pedagógica da experimentação e suas implicações no processo de formação do professor de Ciências Biológicas e Química, através da análise do discurso de professores atuantes no ensino de ciências, caracterizou-se a formação para docência e a consolidação do profissional docente. Este trabalho está dividido em duas partes: a primeira corresponde a construção da fundamentação teórica, na qual destaca-se a formação inicial e continuada do docente, a importância da experimentação e o laboratório de ensino e na segunda parte onde são apresentadas as bases metodológicas, onde são definidos os parâmetros para a realização desta pesquisa, assim como os procedimentos adotados. Justificando-se a escolha dos fóruns do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como objetos da pesquisa, assim como a caracterização de seus participantes, os instrumentos utilizados, o tratamento dos dados e a análise e discussão dos resultados. Nas considerações finais através da reflexão dos conteúdos trabalhados na pesquisa sugere-se a necessidade de um novo olhar para o processo de formação do docente.
Abstract: Assuming that teacher training should be a continuous process of acquiring knowledge for the teaching profession and professional identity construction. This paper proposes a reflection on the pedagogical importance of the trial and its implications for the training of teachers of Biological Sciences and Chemistry. Through discourse analysis of teachers working in science education, teaching for characterizing the formation and consolidation of the teaching profession. This paper is divided into two parts, the first corresponds to the theoretical construction, in which we highlight the initial and continuing training of teachers, the importance of experimentation and laboratory teaching. The second part presents the methodological foundations, where the parameters are defined for this research as well as the procedures adopted. Justifying the choice of forums Virtual Learning Environment (VLE) as objects of research as well as the characterization of its participants, the instruments used, the processing of data, analysis and discussion of results. In closing remarks by reflecting the contents worked on the research suggest the need for a new look at the process of teacher training.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21975
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_61.pdf14,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.