Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21976
Título: A pesquisa no ensino de biologia: avaliação da qualidade do ar utilizando líquenes como bioindicadores
Autor(es): Vicente, Reginaldo Rodrigues
Orientador(es): Câmara, Carla Daniela
Palavras-chave: Ensino
Conhecimento e aprendizagem
Poluição
Indicadores biológicos
Teaching
Knowledge and learning
Pollution
Indicators (Biology)
Data do documento: 7-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VICENTE, Reginaldo Rodrigues. A pesquisa no ensino de biologia: avaliação da qualidade do ar utilizando líquenes como bioindicadores. 2012. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar se a pesquisa como atividade prática contribui para a construção e agregamento de conhecimento aos alunos, atuando de forma a contribuir para formação voltada às necessidades da sociedade atual. Os alunos do ensino médio foram incumbidos ao desenvolvimento de uma pesquisa onde verificaram a utilização dos líquenes como bioindicadores da qualidade do ar no município em que residem. O professor pesquisador avaliou a construção do conhecimento através de um questionário que foi aplicado no início e ao término da pesquisa nos alunos envolvidos e através da observação do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Os alunos argumentaram, discutiram e apresentaram os resultados à comunidade. Como resultados verificou-se um agregamento de conhecimento em todas as turmas em estudo, o que confirma que a pesquisa é uma prática pedagógica eficiente e que ainda corrobora para suprir as necessidades de formação dos cidadãos na atualidade. Os alunos também verificaram no desenvolvimento da pesquisa que o município em estudo apresentava maior porcentagem de ocupação de líquenes em ambientes com maior quantidade de árvores e menor fluxo de carros, onde relacionaram este contexto com ações antrópicas e poluição do ar. No município de Matelândia – PR onde ocorreu o estudo, a pesquisa se mostra eficaz e se molda como uma prática pedagógica que além de instigante aos alunos, desenvolve o aprendizado significativo contribuindo também para a formação cidadã.
Abstract: This study aimed to evaluate if the research contributes to the building up and gathering of knowledge to the students, acting on such a way to contribute for the development facing the needs of today´s society. Groups of high school students were incumbent to the development of a research where they verified the use of lichens as bio-indicators in the County where they lived. The researching teacher evaluated the building up of the knowledge through a questionnaire which was applied in the beginning and at the end of the research with the students involved and under the observation of the development of the teaching and learning process. The students argued, discussed, and presented the results to the community. As results, it was noticed an improvement of knowledge in all groups involved, which confirms that the research is an efficient methodological practice and that it also corroborates to supply the needs of today´s citizenship formation. The students also noticed throughout the development of the research, that the County studied presented a high percentage of lichens occupation in environments with high quantity of trees and lower traffic flow, relating this context with anthropic actions and air pollution. Thus, this research shows to be efficient and molds itself as a pedagogical practice that, besides being instigating to the students, develops a meaningful apprenticeship contributing for a citizenship formation as well.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21976
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_64.pdf2,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.