Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPoncio Júnior, Ângelo
dc.date.accessioned2020-11-24T19:28:59Z-
dc.date.available2020-11-24T19:28:59Z-
dc.date.issued2015-12-04
dc.identifier.citationPONCIO JÚNIOR, Ângelo. Tabuada, o x da questão. 2015. 34 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21977-
dc.description.abstractFaced with the apparent difficulty of the fourth and fifth years of elementary school to perform the mathematical operation of multiplication, due to the lack of memorization of the table, causing errors in the execution of the algorithm, this work aims to present some possibilities of working in the classroom. Classroom so that the teacher can help his students memorize the tables. This research of a qualitative nature was carried out with the teachers of a school of the Araras Municipal Teaching Network, where questions about their pedagogical practices were approached, and then suggestions of a methodology and technique of memorization to be applied with the students. The proposal presents a new stimulus to students to memorize the table, thus optimizing the resolution of the multiplication operation. Therefore, it was concluded that the applicability of the presented mnemonic process can allow the students a more visible, concrete and pleasurable way to solve the operation of the multiplication.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMultiplicaçãopt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMultiplicationpt_BR
dc.subjectReasoningpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.titleTabuada, o x da questãopt_BR
dc.title.alternativeTabuada, the x of questionpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoDiante da aparente dificuldade dos alunos do quarto e quinto anos do Ensino fundamental em realizar a operação matemática da multiplicação, devido à falta de memorização da tabuada, ocasionando erros na execução do algoritmo, este trabalho tem por objetivo apresentar algumas possibilidades de trabalho em sala de aula a fim de que o professor possa auxiliar seus alunos na memorização da tabuada. Essa pesquisa de natureza qualitativa foi realizada com os professores de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Araras, onde foram abordadas questões sobre as suas práticas pedagógicas, e em seguida apresentadas sugestões de uma metodologia e técnica de memorização para serem aplicadas com os alunos. A proposta apresenta um novo estímulo aos alunos para memorizarem a tabuada, otimizando assim, a resolução da operação da multiplicação. Portanto concluiu-se que a aplicabilidade do processo mnemônico apresentado pode possibilitar aos alunos uma forma mais visível, concreta e prazerosa para a resolução da operação da multiplicação.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Ottobelli, Ivonei
dc.contributor.referee1Ottobelli, Ivonei
dc.contributor.referee2Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee3Friedrich, Leidi Cecilia
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_17.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.