Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22001
Título: Técnicas e práticas no ensino de ciências
Autor(es): Cury, Rejane Peroto Abiati
Orientador(es): Schutz, Fabiana Costa de Araújo
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino - Meios auxiliares
Ciência - Metodologia
Learning
Teaching - Aids and devices
Science - Methodology
Data do documento: 4-Jun-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CURY, Rejane Peroto Abiati. Técnicas e práticas no ensino de ciências. 2011. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Jaú, 2011.
Resumo: Este trabalho descreveu e comentou as técnicas e práticas de ensino utilizadas pelos professores para o ensino de ciências nas classes do terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental, bem como apontar opções, tendo em vista maximizar o potencial do processo de ensino e aprendizagem. O método de trabalho utilizado foi o estudo de caso, que se desenvolveu junto a professores de 6º a 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Santa Maria da Serra, SP. O ponto crucial da pesquisa constituiu-se em um questionário que foi respondido pelos entrevistados e posteriormente analisado de acordo com o referencial teórico adotado. Verificou-se que no universo pesquisado, prevaleceu a utilização do livro didático e das apostilas fornecidas pelo Estado, direcionando as atividades na sala de aula. Foi apontado também o uso de textos da internet e livros de apoio, para complementar o conteúdo das aulas. As condições físicas e ambientais da escola foram ressaltadas pelos docentes como dificuldades, especificamente no que se refere à inexistência de um laboratório para a realização de experimentos, e as dificuldades para a realização do trabalho de campo, mesmo sendo valorizado pelos entrevistados, para a efetivação do processo ensino-aprendizagem. Ao término deste estudo, ficou evidente, para o ensino efetivo na disciplina de ciências, a importância de uma metodologia que ofereça aos alunos aulas dinâmicas, experienciais, de forma crítica e reflexiva, contribuindo para a formação de indivíduos preparados para enfrentar os desafios ambientais, tecnológicos e sociais do seu dia a dia.
Abstract: This paper described and commented on the teaching techniques and practices used by teachers for teaching science classes in the third and fourth cycle of basic education, and to identify options in order to maximize the potential of teaching and learning. The working method used was case study, which was developed with teachers from 6 to 9 years of elementary education at a public school in the town of Santa Maria da Serra, SP. The crux of the research consisted in a questionnaire that was answered by the interviewees and subsequently analyzed according to the adopted methodology. It was found that the group studied, the prevailing use of the textbook and handouts provided by the State, directing the activities in the classroom. He was also appointed the use of text books and internet support, to complement the content of lessons. The physical and environmental conditions of the schoolwere highlighted as difficulties for teachers, specifically with regard to the absence of a laboratory to conduct experiments, and the difficulties in carrying out field work, despite being valued by respondents, for the implementation the teaching-learning process. Upon completion of this study it was evident, for effective teaching in the discipline of science, the importance of a methodology that offers students classes dynamic, experiential, reflective and critically contributing to the education of individuals prepared to face environmental challenges, technological and social aspects of their daily lives.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22001
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2011_1_12.pdf441,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.