Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22007
Título: A abordagem das doenças sexualmente transmissíveis em livros didáticos de ciências e biologia
Autor(es): Oliveira, Mônica Roberta de
Orientador(es): Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Educação - Estudo e ensino
Sexismo nos livros didáticos
Doenças sexualmente transmissíveis
Education - Study and teaching
Sexism in textbooks
Sexually transmitted diseases
Data do documento: 4-Jun-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OLIVEIRA, Mônica Roberta de. A abordagem das doenças sexualmente transmissíveis em livros didáticos de ciências e biologia. 2011. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
Resumo: O desenvolvimento da sexualidade na adolescência tem sido tema de muitos estudos na atualidade, devido à vulnerabilidade inerente ao seu exercício neste grupo. Atualmente, as doenças sexualmente transmissíveis apresentam alta incidência, com relação ao número de casos no Brasil, sendo os adolescentes os mais atingidos. Dessa forma, a escola passa a ser uma instituição com um papel muito importante para que o conhecimento sobre as doenças sexualmente transmissíveis chegue a grande população brasileira, sendo o livro didático, um instrumento de grande importância na construção desse conhecimento dentro da escola, já que ele é o material didático mais usado pelos professores e pelos alunos como fonte para busca de informações. As doenças sexualmente transmissíveis são aquelas transmitidas de uma pessoa para outra através de relações sexuais, sendo a maioria delas causadas por microrganismos patogênicos como vírus, bactérias, fungos e protozoários. Neste presente trabalho propôs-se realizar um levantamento nos livros didáticos de Ciências e Biologia, para verificar se as informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis são relevantes para o ensino aprendizagem dos alunos das escolas públicas da cidade de Barra Bonita, estado de São Paulo. Para a realização desta análise, foram selecionadas 6 coleções didáticas, sendo 4 para o Ensino Fundamental e 2 para o Ensino Médio baseadas nas competências propostas pelo Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Algumas categorias como conteúdo teórico, recursos visuais, atividades propostas e recursos adicionais, foram utilizadas como análise para o este estudo. Foi possível verificar que muitos livros didáticos apresentam uma escassez na abordagem de algumas doenças sexualmente transmissíveis, quanto a conteúdo, recursos visuais, atividades que relacionem o tema em questão ao cotidiano de nossos alunos e, a AIDS, foi à doença que apresentou maior destaque pelos autores, sendo abordada em todas as categorias.
Abstract: The development of the sexuality in teenagers has been the theme of many research actually, proper the vulnerable inherent to the exercise in this group. At present, the sexually transmissible disease show a high incidence, with relation to the number of cases in Brazil, been the teens the most reached. In this way, the school pass to be a institution with a role very important to the knowledge about the sexually transmissible disease, that arrive in the Brazilian population and the schoolbook, a instrument of big importance in the construction of this knowledge inside the school, at once that it is the didactic material more used to the teachers and by students like a source to search information. The sexually transmissible diseases are those transmissible by a person to another person through the sexual relation. The most of them are caused by pathogenic microorganism like vírus, bacterium, fungus and protozoon. In this search we suggest to realize a lifting in the schoolbooks of Science and Biology, to verify if the information about learning in the schoolbooks in the Public Schools of Barra Bonita City in the São Paulo State. To the realization of this search, were selected six of this didactic collection been four to the Elementery School and two of them in the High School, set in the abilities in the Oficial São Paulo State Curriculum. Some categories like, content theory, visual resources, proposal activities and additional resources, used like analyze to this learning. It was possible verify that many schoolbooks show a condition in the learning of some sexual transmissible diseases, in the content visual resources, activities that link the topic belonging to each day, the CIDA, was a disease that showed accentuated by authors, been seen in all categories.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22007
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2011_47.pdf955,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.