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Título: Discalculia: transtorno de aprendizagem em matemática
Autor(es): Macacari, Priscila da Silva
Orientador(es): Porcu, Ornella Maria
Palavras-chave: Crianças com distúrbios da aprendizagem
Distúrbios da aprendizagem
Linguagem e lógica
Learning disabled children
Learning disabilities
Language and logic
Data do documento: 27-Ago-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MACACARI, Priscila da Silva. Discalculia: transtorno de aprendizagem em matemática. 2011. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
Resumo: Para favorecer a compreensão a presente pesquisa objetivou investigar a essa dificuldade na aprendizagem da matemática denominada como Discalculia e compreender de forma sistemática os elementos que dificultam a capacidade do pensamento lógico exigido no cálculo, visando a elaboração de ferramentas e orientações facilitadora da ação docente. A metodologia utilizada na pesquisa implicou em um levantamento bibliográfico, por meio de análise qualitativa de dados e informações pertinentes quanto às causas, formas e prevalências do transtorno, bem como a identificação de procedimentos e processos psicopedagógicos assertivos. Os resultados permitiram concluir que a bibliografia relacionada a temática é escassa sendo as informações genéricas, inespecíficas, pouco abrangentes e geralmente, agregadas a várias outras dificuldades de aprendizagem. Em relação a Discalculia os achados permitiram definí-la como um distúrbio que afeta a habilidade com os números fazendo com que a pessoa se confunda em operações e conceitos matemáticos, seqüência numéricas, contagens, fórmulas e até na utilização da matemática no dia a dia, afetando assim a aprendizagem do aluno. Pode associar-se, também a quadros neurológicos entre os quais paralisia cerebral, deficiência mental, epilepsia e psicológicos como depressão e o estresse. Além disso, a referência às estratégias de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da matemática é ínfima. Um maior número de estudos relacionados ao tema faz-se necessário, a fim de que docentes e profissionais envolvidos com a problemática da discalculia possam pautar-se e beneficiar-se dos mesmos na busca de soluções e estratégias de intervenção junto aos portadores do transtorno.
Abstract: To promote understanding the present study investigated this difficulty on learning mathematics known as Dyscalculia and systematically understands the factors that interfere the ability of the logical thinking required for the calculation in order to develop facilitating tools and guidelines for teaching. The methodology used in the survey resulted in a bibliographic survey, through qualitative analysis of data and relevant information regarding the causes, forms and prevalence of the disorder, as well as the identification of psycho assertive procedures and processes. The results let us complete that the literature related to the subject is scarce being the information generic, not specific, little comprehensive and generally aggregated to many other learning difficulties. Regarding Dyscalculia, findings allowed us defining it as a disorder that affects the ability with numbers so that the person gets confused with mathematics concepts and operations, sequence of numbers, counting, formulas and even on using mathematics in everyday life, thus affecting student’s learning. It can be also associated to neurologic condition among them, cerebral palsy, mental retardation, epilepsy and psychological factors like depression and stress. Furthermore, the reference to the intervention strategies on learning difficulties in mathematics is minimal. A larger number of studies related to the topic is necessary, in order teachers and professionals involved with the problem of Dyscalculia can be guided and benefited from them in finding intervention solutions and strategies with carriers of the disorder.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22015
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