Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22042
Título: Energias renováveis: tema gerador no ensino de química
Autor(es): Marczewski, Junior Mateus
Orientador(es): Schutz, Fabiana Costa de Araújo
Palavras-chave: Química
Ensino
Biocombustíveis
Energia - Fontes alternativas
Chemistry
Teaching
Biomass energy
Renewable energy sources
Data do documento: 7-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MARCZEWSKI, Júnior Mateus. Energias renováveis: tema gerador no ensino de química. 2012. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Foz do Iguaçu, 2012.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa relacionada ao ensino de química servindo-se do tema geral energias renováveis. No Brasil os biocombustíveis mais viáveis são, ainda, o biodiesel e o álcool etílico. Os processos de produção, obtenção de matéria prima e síntese destes compostos envolvem reações químicas que podem ser trabalhadas em sala de aula. Nos três anos do ensino médio, é possível valer-se das energias renováveis para relacionar as aulas de química ao cotidiano e assim proporcionar aos alunos uma maior facilidade de entendimento da química. Todo conteúdo relacionado ao dia-a-dia é melhor absorvido e entendido em qualquer área, particularmente na química onde luta-se contra a abstração. Este trabalho constituiu-se em reforçar a disciplina de química em uma escola estadual utilizando-se o tema ‘’energia renovável’’ e comparar o desempenho dos alunos participantes do projeto aos dos alunos não participantes.
Abstract: Ce travail présente les résultats d’une recherche liée à l'enseignement de la chimie aidé par le thème global: Énergie Renouvelable. Au Brésil, les biocarburants les plus viables se sont, encore, le biodiesel et l'éthanol. Les processus de production, l’obtention des matières premières et la synthèse de ces composés montrent des réactions chimiques qui peuvent être travaillés en classe. Au cours des trois années du lycée, on peut utiliser les énergies renouvelables pour mettre en relation les classes de chimie et le quotidien des étudiants, ça rends une plus grande facilité de compréhension de la chimie. Tout le contenu lié au jour le jour est mieux absorbé et compris dans n'importe quel domaine, notamment en chimie, où il y a la constante lutte contre l'abstraction. Ce travail a été conçu en renforçant la discipline de chimie dans une école publique en utilisant le thème énergie renouvelable. Les performances des étudiants participant on été comparés à celles des étudiants qui n’ont pas participé au projet.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22042
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_40.pdf218,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.