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dc.creatorReis, Jheniffer Micheline Cortez dos
dc.date.accessioned2020-11-24T19:38:35Z-
dc.date.available2020-11-24T19:38:35Z-
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationREIS, Jheniffer Micheline Cortez dos. Análise dos padrões discursivos em uma disciplina do curso de licenciatura em química. 2014. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22048-
dc.descriptionO TCCE foi elaborado como artigo. REIS, Jheniffer Micheline Cortez dos et al. Análise dos padrões discursivos em uma disciplina do curso de licenciatura em química. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 1, 2014. Ponta Grossa. Anais eletrônicos..., Ponta Grossa, 2014. Disponível em: <http://www.sinect.com.br/2014/selecionados.php>. Acesso em 13 maio 2015.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents results of a research and investigates the discursive patterns in the General Chemistry course, offered in the first year of the degree course in chemistry of a public university in the state of Paraná. A sequence of lessons were observed and content discussed in this paper is the ratio of the atomic parameters on the physical properties of metals. The lessons were videotaped and transcribed and selected four teaching episodes. The analysis instrument used was proposed by Mortimer and Scott (2002) and comprises aspects of the interaction of the teacher, content, communicative approach, patterns of interactions and interventions of the teacher. The results indicate that the most frequent communicative approach is the interactive and dialogic interaction pattern is the IRA (teacher initiation, student response, and teacher evaluation) and IRPR (teacher initiation, student response, teacher talk to the student continues and student response). After the analysis, it was possible to trace a discursive pattern in class, which is paramount in the dialogue to construct knowledge and meaning thereof in other contexts. Furthermore, dialogued classes provide subsidies to initial teacher training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.relation.urihttp://sinect.com.br/anais2014/anais2014/artigos/linguagem-e-cognicao-no-ensino-de-ciencia-e-tecnologia/01409599814.pdfpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnálise crítica do discursopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectCritical discourse analysispt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.titleAnálise dos padrões discursivos em uma disciplina do curso de licenciatura em químicapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, mais especificamente um estudo de caso, que tem como objetivo investigar os padrões discursivos na disciplina de Química Geral, oferecida no primeiro ano do curso de licenciatura em química de uma universidade pública do estado do Paraná. Foram observadas uma sequência de aulas e neste trabalho o conteúdo discutido é a relação dos parâmetros atômicos com as propriedades físicas dos metais. As aulas foram gravadas em vídeo e transcritas, sendo selecionados quatro episódios de ensino. O instrumento de análise utilizado foi proposto por Mortimer e Scott (2002) e contempla os aspectos da interação do professor, conteúdo, abordagem comunicativa, padrões de interações e intervenções do professor. Os resultados indicam que a abordagem comunicativa mais frequente é a interativa dialógica e o padrão de interação é o IRA (iniciação do professor, resposta do aluno e avaliação do professor) e IRPR (iniciação do professor, resposta do aluno, fala do professor para que o aluno prossiga e resposta do aluno). Ao final da análise, foi possível traçar um padrão discursivo nas aulas, sendo de fundamental importância o diálogo para construção de conhecimentos e significação dos mesmos em outros contextos. Além disso, aulas dialogadas fornecem subsídios necessários para a formação inicial de professores.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Graciela Leila Heep
dc.contributor.referee1Vieira, Graciela Leila Heep
dc.contributor.referee2Vieira, Graciela Leila Heep
dc.contributor.referee3Vieira, Graciela Leila Heep
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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