Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22053
Título: A experimentação no ensino de ciências: reciclagem de óleo de fritura para confecção de sabão artesanal
Autor(es): Brondani, André Luiz
Orientador(es): Bocardi, Juliane Maria Bergamin
Palavras-chave: Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Metodologia
Química
Experiência
Recycling (Waste, etc.)
Methodology
Chemistry
Experience
Data do documento: 22-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BRONDANI, André Luiz. A experimentação no ensino de ciências: reciclagem de óleo de fritura para confecção de sabão artesanal. 2014. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática a experimentação no ensino de Ciências utilizando para este fim às concepções concernentes a área de Química, Ciências e Educação Ambiental, posto que desta discussão procurou-se demonstrar a interdisciplinaridade de conceitos. Este trabalho procura abordar a relação entre Ciências e Educação Ambiental, tomando como elemento articulador o uso da experimentação. Para o desenvolvimento deste trabalho articulou-se os conceitos das áreas de química, ciências e educação ambiental no processo de fabricação de sabão caseiro utilizando o reaproveitamento de óleo de fritura usado. O trabalho foi desenvolvido juntamente com os alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da periferia do município de Araucária – PR para este fim foram utilizadas as abordagens teóricas pertinentes a temática trabalhada convertendo-as em saberes experimentais através da confecção de sabão utilizando material trazido pelos próprios alunos.
Abstract: This work was thematic experimentation in teaching science using for this purpose pertaining to the area of Chemistry, Science and Environmental Education, since this thread sought to demonstrate the concepts of interdisciplinary concepts. This work seeks to address the relationship between Science and Environmental Education, taking as articulating element the use of experimentation. To develop this work articulated the concepts from the fields of chemistry, science and environmental education in the manufacturing process using homemade soap recycling of used frying oil. The study was conducted with students in the 6th grade of elementary education at a school in the outskirts of the city of Araucaria – PR for this purpose the theoretical approaches were used relevant thematic crafted converting them into experimental knowledge through the making of soap using equipment brought by the students themselves.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22053
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014-08.pdf850,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.