Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22058
Título: A Literatura e a educação ambiental no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Literature and environmental education in elementary school
Autor(es): Pereira, Maria Helena
Orientador(es): Nunes, Rodrigo Ruschel
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Incentivo à leitura
Meio ambiente e crianças
Science - Study and teaching
Reading promotion
Environment and children
Data do documento: 18-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PEREIRA, Maria Helena. A literatura e a educação ambiental no ensino fundamental. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática o uso da Literatura nas atividades de Educação Ambiental dentro do ensino de Ciências. É de conhecimento que a Educação Ambiental deve despertar a compreensão da necessidade de nos comprometermos com o meio em que vivemos, mas para isso é necessário que as pessoas passem por um processo de sensibilização e aprendizagem. Essa sensibilização é possível quando entramos em contato com o texto literário. A Literatura permite às pessoas refletir sobre o sentido do pertencimento que é necessário para poder desenvolver uma consciência ambiental. No desenvolvimento deste estudo, foi necessária uma revisão da literatura e a descrição de práticas desenvolvidas em turmas e anos diferentes. As práticas visavam desenvolver o conteúdo de forma mais atrativa e significativa para os alunos a partir do uso de textos literários. O uso da Literatura e da poesia permite que as pessoas tratem a natureza com emoção, além da razão. Não preservamos o ambiente apenas porque precisamos dele ou porque é necessário à sobrevivência dos seres vivos, mas porque é belo, e pertencemos a ele também.
Abstract: This work had as thematic the use of Literature in the activities of Environmental Education in the teaching of Sciences. It is well known that Environmental Education must awaken the understanding of the need to commit ourselves to the environment in which we live, but for this it is necessary that people have a process of awareness and learning. This awareness is possible when we are in contact with the literary text. Literature allows people to reflect on the sense of belonging that is necessary to develop an environmental awareness. In the development of this study, it was necessary to review the literature and describe practices developed in different classes. The practices aimed at developing content in a more attractive and meaningful way for students from the use of literary texts. The use of literature and poetry allows people to treat nature with emotion, beyond reason. We do not preserve the environment just because we need it or because it is necessary for the survival of living beings, but because it is beautiful, and we belong to it as well.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22058
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
literaturaeducacaoambientalensino.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.